Written by 07:44 Cultura, Literatura, Notícias Views: 5

Livro apresenta lado sombrio dos concursos de beleza

Em Além das aparências, Crys Carvalho aborda temas pertinentes, como pressão estética, misoginia e maternidade, incorporando sua evolução pessoal na escrita.

Imagem-montagem com foto do livro Além das aparências.

Com uma carreira brilhante nas passarelas, Brenda Viana é uma modelo de 24 anos recém-formada em jornalismo e eleita a nova Miss Brasil.

Porém, a jovem vê a própria vida mudar por completo quando um segredo antigo vem à tona e promete destruir seus sonhos.

É em meio a este acontecimento que o leitor conhece a protagonista de Além das aparências, da escritora nacional Crys Carvalho.

Neste livro, publicado pela Qualis Editora, a personagem tem um caso com Vítor Rico, um famoso jornalista de celebridades que está decidido a descobrir o que Brenda guarda por trás da beleza, ousadia e prepotência.

O que ele não imaginava era se apaixonar pela moça, a ponto de abdicar do plano de desmascará-la a fim de viver este amor.

A paixão avassaladora é colada à prova quando o passado da jovem vem à tona na mídia: uma gravidez indesejada na adolescência, fruto de um abuso.

Para piorar, ela perde o título de Miss Brasil, uma vez que a regra do concurso não permite que as candidatas sejam mães.

Brenda culpa o jornalista pelo vazamento da informação, mas ele nega o envolvimento e tenta reconquistá-la.

Quando decidi viver por um tempo da beleza que me foi dada e trilhar esse caminho, sabia dos riscos por conta dos segredos que escondo e a exposição que tudo causaria cedo ou tarde.

Mas a garota assustada, que foi embora da casa dos pais aos dezessete anos, não existe mais, e ninguém a reconheceria dentro da embalagem elegante em que ela se esconde hoje.

Além das aparências, p.19

A modelo vê os sonhos arruinados diante de comentários machistas na imprensa e inúmeros ataques de haters nas redes sociais, que a julgam por ter colocado a criança para a adoção.

Com a ajuda e o carinho do repórter, Brenda aprende a importância de confiar nas pessoas certas.

Mas, afinal, onde está o próprio filho? O que mais ela esconde?

Narrado pelo ponto de vista dos dois protagonistas, o livro Além das aparências contém temas que podem gerar gatilhos, como violência sexual, pressão estética e gravidez na adolescência.

Crys Carvalho também conduz o leitor a refletir sobre questões relevantes como misoginia, pressão estética, liberdade sexual feminina e cultura de estupro, enquanto a personagem é culpabilizada pelas ações do agressor.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo