Written by 08:00 Cultura, Exposição e Mostra, Notícias Views: 50

Exposição homenageia 200 anos da migração alemã no Brasil

Exposição Argus na Ava Galleria Rio celebra a imigração alemã no Brasil, destacando influências culturais e históricas significativas.

Foto de quadro que será exposto na exposição exposição Argus.

A Ava Galleria Rio recebe a exposição Argus, com curadoria de Edson Cardoso, na Fábrica Bhering, para homenagear os 200 anos da migração alemã no Brasil, com uma coletiva que leva o nome de um velho navio de madeira, com velas e três grandes mastros que, em julho de 1823, trouxe de Amsterdã, os primeiros imigrantes ao nosso país.

Chegando ao Brasil, teria início um processo que duraria décadas e levaria milhares de europeus ao território brasileiro, exercendo uma ampla variedade de atividades nas áreas de agricultura, indústria, comércio, arquitetura e artes, pertencendo a classes sociais diferentes e desempenhando, assim, um papel importante na configuração econômica e cultural do Brasil.

Entre os artistas convidados a participar da exposição estão Anamaria Vieira, Anna Rjevina, Andréa Brêtas, Alemão Art, Amanda Padovani, Bianca Vidal, Claudia Sperb, CMF ArtsEduardo Valdetaro, Elisa Murgel, Fábio Henrique Canudim, Guto Santos, Hanne Hickmann Hansel, Heloísa Zorzi, Jose Vasconcelos, Laura Figueiredo-BrandtM. Jorge Borelli, Mauricio Piffer, Marilene Fonseca, Monica Doin, Paula Queiroz, Solange Greco, Yana Purger e Soliveiz.

Os alemães enriqueceram a cultura brasileira com suas tradições, música, gastronomia e literatura.

Hoje, estima-se que existam mais de cinco milhões de descendentes de alemães no Brasil, fazendo dessa comunidade uma das maiores do país.

Sua influência é evidente na cultura, economia e sociedade brasileiras, destacando a imigração alemã como um capítulo importante da história nacional, um exemplo de superação e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

A exposição fica aberta até 30 de julho e poderá ser visitada de quarta a sábado, das 11h às 12h e das 13h às 17h.

(Visited 50 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo