Written by 07:22 Cultura, Entrevista, Pauta PcD, TV, Filmes e Séries Views: 5

Entrevista: Kica de Castro apresenta Projeto Viver Eficiente

A fotógrafa e criadora do projeto revela sobre a história e novidades desse projeto que dá visibilidade a pessoas com deficiência.

Foto da fotógrafa e criado do projeto Viver Eficiente Kica de Castro.

Comemorando seu nono ano em maio, o projeto Viver Eficiente continua sua missão de promover a inclusão e sensibilizar o público sobre as questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência.

Criado pela fotógrafa Kica de Castro, o programa de entrevistas ganhou a oportunidade de ser apresentado na TV.

A chegada do Viver Eficiente à Astral TV marca um passo significativo na expansão de seu alcance e impacto.

Agora, você poderá conhecer a história do projeto, que não é apenas uma fonte de entretenimento, mas também um catalisador de mudanças sociais positivas.

Victor Hugo Cavalcante: Primeiro, é um prazer recebê-la no Jornal Folk, e gostaria de começar com a seguinte pergunta: Como surgiu a ideia de criar o projeto Viver Eficiente e a oportunidade de levá-lo para a televisão?

Kica de Castro: Fico grata com essa oportunidade de poder falar do trabalho da nossa equipe.

O programa surgiu de uma entrevista que fui dar em um programa de TV na cidade de Osasco–SP, o dono era apresentador e no final da entrevista me convidou para ser apresentadora, isso em 2015.

No início, optei por ter uma apresentadora com deficiência, mas depois ela saiu para campanha política em 2016 e novamente a pedido do dono da emissora, resolvi encarar o desafio de fazer apresentação.

Desde o começo, todo o projeto foi feito com muito carinho para dar voz e visibilidade para pessoas com deficiência, quando recebi o convite, no começo optei por compartilhar esse presente, fiz de tudo, direção, produção.

Atualmente, tenho o Rodrigo Braga na direção, André Lima desde o começo na maquiagem e Ariete Angotti, que tem nanismo, também faz parte da produção.

Victor Hugo Cavalcante: Quais estão sendo os principais desafios enfrentados durante o processo de adaptação do projeto para o formato televisivo?

Nunca tinha pensando em ter um programa de TV, até surgir a oportunidade.

Tudo é uma questão de tempo de planejamento, estamos completando esse ano nove anos de estrada.

Hoje o maior desafio é mostrar a sociedade que as pessoas com deficiência são protagonistas de suas histórias, queremos que as pautas levem mensagens positivas e que mostre todo a eficiência de cada entrevistado.

As pessoas com deficiência só precisam de oportunidades para mostrar todo o potencial.

Victor Hugo Cavalcante: Qual é a importância de ampliar a visibilidade das pessoas com deficiência na mídia televisiva?

Infelizmente boa parte da sociedade ainda observa a pessoa com deficiência como “coitadinho”, o capacitismo ainda reina em algumas etapas sociais, como: padrão de beleza, sexualidade, mercado de trabalho.

Cada vez mais é necessário o apoio da mídia para mostrar o potencial de cada um.

Victor Hugo Cavalcante: Como você espera que a parceria com a Astral TV ajude a alcançar novos públicos e promover uma maior conscientização sobre as questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência?

A Astral TV é uma emissora voltada para o bem-estar do próximo, valoriza as questões humanas, respeitando o indivíduo e sempre prioriza compartilhar conhecimentos e levar a informação de forma jornalística, a verdade sempre presente em todas as etapas, desde a produção até a edição que vai ao ar.

Victor Hugo Cavalcante: Além da transmissão televisiva, existem planos para expandir ainda mais o alcance do projeto Viver Eficiente?

Sim, teremos de volta as exposições fotográficas locais e estaduais, onde por meio das imagens ressaltamos sempre a eficiência a que beleza e deficiência não são palavras opostas.

Também teremos as palestras com nossos profissionais para compartilhar suas histórias e conhecimentos.

Voltamos ainda com alguns cursos para a qualificação das pessoas com deficiência para esse mercado de trabalho artístico.

Victor Hugo Cavalcante: Como o público pode participar ou contribuir com o projeto Viver Eficiente após sua chegada à televisão?

Temos nossas redes sociais (Instagram e YouTube) e as pessoas podem encaminhar suas histórias e sugestões de pautas para nosso endereço eletrônico: vivereficiente@gmail.com.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo