Written by 07:04 Cursos, Workshops e +, Exposição e Mostra, Notícias, Pauta PcD Views: 8

Bengala Verde Brasil realiza encontro imersivo em SP

A associação realizará o primeiro encontro imersivo para discutir questões sobre acessibilidade e inclusão no Museu da Inclusão de São Paulo.

Banner de divulgação do evento realizado pela Associação Bengala Verde Brasil.

No dia 27 de abril, das 9h às 15h30, a Bengala Verde Brasil realizaráo Primeiro Encontro imersivo Bengala Verde: acessibilidade e inclusão no auditório da Secretaria do Estado da Pessoa com Deficiência,localizadono Museu da Inclusão.

O evento gratuito e aberto ao público pretende discutir sobre o acesso de forma independente e autônoma das pessoas com Baixa Visão nos seis domínios da acessibilidade: urbanístico, arquitetônico, transportes, comunicacional, atitudinal e tecnológico.

Para o evento a associação firmou importantes parcerias com o Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA) da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, com o Centro de Recursos de Aprendizagem, Investigação e Inovação da Odontologia da Universidade de São Paulo (CRAI – USP) e com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), principal parceirada associaçãoem todos os projetos.

O evento conta com participação de Rodrigo Bueno e Cecília Vasconcellos (da associação), Marcos da Costa (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Dra. Juliana Sallum, Marina Cruz, Lucia Helena Florio, Nelma Martinez de Meo, Paulo Montealegre, Eduardo Ronchetti, Eliane Cunha, Regina Oliveira, Sonny Polito e outros.

Além disso, o evento contará com uma exposição contínua apresentada pela NTA UFSCAR, que apresentará recursos disponíveis de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual; CRAI USP, que mostrará peças impressas em 3D da anatomia humana; e a Laratec (TBC).

Durante o evento, das 10h30 às 12h30, 30 pessoas ainda poderão participar de um workshop de automaquilagem,na Sala da Ferradura, que será ministrado por Lucia Helena Florio.

Os participantes ainda poderão contar com café da manhã e almoço (com apresentação musical).

O evento se dividirá em três blocos, além da abertura e encerramento, onde o primeiro bloco, das 9h15 às 10h, apresentará os seguintes temas:

A Bengala Verde e a pessoa com baixa visão, apresentado por Rodrigo Bueno; Perguntas para Rodrigo Bueno, Cenário da baixa visão no Brasil, apresentado pela Dra. Juliana Sallum; Perguntas para Dra. Juliana Sallum; Qualidade de vida da pessoa com baixa visão, apresentado por Marina Cruz e Cecília Vasconcellos e Perguntas para Marina Cruz e Cecília Vasconcellos.

No segundo bloco (10h30 às 12h20), os temas estão assim divididos:

Orientação e mobilidade, apresentado por Nelma Martinez de Meo; Perguntas para Nelma Martinez de Meo; Acessibilidade comunicacional: audiodescrição, apresentado por Paulo Montealegre; Perguntas para Paulo Montealegre; Acessibilidade arquitetônica: o mundo acessível para pessoas com baixa visão, apresentado por Eduardo Ronchetti; Perguntas para Eduardo Ronchetti; Acessibilidade metodológica: educação e família, apresentado por Eliane Cunha e Perguntas para Eliane Cunha.

O último bloco será realizado entre 13h30 e 14h45 e contará com os seguintes temas:

O mundo dos livros na deficiência visual, apresentado por Regina Oliveira; Perguntas para Regina Oliveira; Tecnologia assistiva, apresentado por convidado a definir; Perguntas para o convidado; A baixa visão e o consumo, apresentado por Sonny Polito e Perguntas para Sonny Polito.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo