No ano de 2020 enfrentávamos o auge da pandemia de Covid-19, sem poder sair de casa foram muitos os que usavam a cozinha não apenas para se alimentar, mas também como terapia.
Com Bernardo Arribada, gastrólogo e museólogo, não foi diferente, e essa isolação na cozinha fez com que surgisse uma ideia de sugerir e testar receitas em formato criativo e divertido: O Receita em Quadrinho.
Logo depois, Bernardo se uniria a Marlon Sá e viria uma nova fase para o perfil no Instagram, após um hiato.
A nova fase do RQ passaria a promover, também, interação mais forte com o público ao retomar o Sua Receita em Quadrinhos, uma proposta para os seguidores enviarem, por e-mail, suas próprias receitas para serem publicadas na página.
Agora, Bernardo e Marlon desmitificam o ato de cozinhar ao mostrar e desenhar que essa atividade pode ser fácil e, ao mesmo tempo, artística.
E agora, eles deram um pause na cozinha e vieram falar um pouco mais sobre o RQ.
Victor Hugo Cavalcante: Primeiro, é um prazer poder recebê-los no Folk, e gostaria de começar perguntando: Como surgiu a ideia original para o Receitas em Quadrinho e como ela evoluiu ao longo do tempo?
Receitas em Quadrinho: Primeiro, nós que agradecemos pela oportunidade de participar dessa entrevista.
O Receitas em Quadrinho surgiu em 2020, no meio da pandemia da Covid-19.
O Bernardo morava em São Paulo no mesmo prédio que uma amiga de faculdade.
E eles acabaram passando todo o período de isolamento juntos.
Como uma das terapias, eles cozinhavam.
Por ser formado em gastronomia, Bernardo ficava vendo uns perfis no Instagram e via como as pessoas estavam com dificuldade de fazer suas próprias comidas.
Foi aí que ele pensou: “temos que desenhar!!!”.
E assim surgiu o Receitas em Quadrinho (RQ).
Inicialmente, a proposta era praticamente terapêutica, para passarmos o isolamento com atividades lúdicas.
Com o passar do tempo, foram surgindo oportunidades de entrevistas e parcerias e o perfil se profissionalizou.
Já tivemos kits de tempero para venda e as artes já foram comercializadas em feiras em SP.
Em 2023, fizemos uma parada e retomamos agora em 2024, com nova equipe.
Victor Hugo Cavalcante: Qual foi o principal motivo por trás da pausa para reformulação e o que os motivou a retomar as atividades agora?
Fizemos uma pausa em 2023 por motivos pessoais, mudanças em nossas vidas e uma necessidade de adaptação em função dos nossos empregos.
Com o crescimento da página, novas oportunidades surgiram para a ilustradora anterior e ela resolveu sair do projeto.
Com isso, o RQ precisou buscar um novo membro para a equipe.
E, nesse contexto, o Marlon Sá entrou no projeto trazendo toda sua experiência de cozinha, de editoração e de ilustração.
Victor Hugo Cavalcante: Quais são as principais mudanças e novidades que os seguidores podem esperar encontrar na nova fase do Receitas em Quadrinho?
Para essa nova fase, o RQ mudou a proposta de ilustração, para tornar a página mais dinâmica e atrativa.
Além disso, buscamos ampliar o leque de informações disponíveis na página, trazendo mais dados técnicos e nutricionais para os seguidores.
Victor Hugo Cavalcante: Como foi o processo de seleção e incorporação do novo membro da equipe, Marlon Sá, e como ele contribuiu para a remodelação do perfil?
O Bernardo conheceu o Marlon em 2023 e descobriram muitas coisas em comum, como a formação em culinária e gastronomia.
Além da formação, o Marlon também acrescentou toda sua experiência em designer gráfico, editoração e por ser escritor.
Victor Hugo Cavalcante: Poderiam falar um pouco mais sobre a interação com os seguidores através do Sua Receita em Quadrinhos e como essa iniciativa está sendo recebida pela comunidade?
O Sua Receita em Quadrinhos é um “quadro” que já existia antes no RQ.
A proposta é que os seguidores possam participar mais ativamente da página, mandando suas receitas para que elas sejam transformadas em arte para o RQ.
O envio é por e-mail e o Bernardo e o Marlon fazem a seleção a partir da proposta de conteúdo da página.
O ideal é que a receita dialogue com os valores do RQ, em especial quando falamos de receitas que utilizem o mínimo possível de produtos ultraprocessados.
Porque o RQ tem esse ideal: mostrar para os seguidores que a alimentação pode ser gostosa, divertida e saudável.
Victor Hugo Cavalcante: Quais são os próximos planos para o Receitas em Quadrinho? Há algum projeto ou colaboração especial em vista que possa ser compartilhado com os seguidores?
O RQ busca ser uma página onde as pessoas se identifiquem e busquem receitas para o seu dia a dia.
Além disso, planejamos livros de receitas, parcerias com chefs, profissionais da área da nutrição e empresas do ramo alimentício.
Como falamos anteriormente, para nós, é importante que a população perceba o quanto o processo de se alimentar é cultural, gostoso e divertido, desmistificando o processo de cozinhar.