Written by 07:39 Cultura, Literatura, Notícias • 2 Comments Views: 66

Quadrinista rio-grandino lança projeto cultural inédito

Lorde Lobo, em parceria com Rom Freire, Lunyo Alves, Fito Cordeiro e Rapha Gomide, lança o primeiro álbum de figurinhas dos grandes heróis brasileiros.

Capa do Álbum de Figurinhas dos Grandes Heróis BR

Quando se fala em super-heróis, a grande maioria das pessoas já se lembra dos personagens estrangeiros, principalmente, os das grandes editoras norte-americanas.

Isso é reforçado pelo fato de que, na maioria das vezes em que vão noticiar heróis nacionais de histórias em quadrinhos, o próprio jornalista que escreve a matéria recai nessas comparações.

Mas, a produção nacional de super-heróis não é de hoje.

E como exemplo de longevidade, podemos citar o Capitão 7, criado em 1954 por Rubem Biáfora e Ayres Campos, primeiramente para um programa de TV e, posteriormente, chegando aos quadrinhos… e, lembrado até hoje!

O que aconteceu foi que, com a chegada das revistas estrangeiras, simplesmente traduzidas, as editoras locais pararam de investir na produção local, visto que os personagens de fora já vinham com toda uma gama de mídia atrelada, como filmes, desenhos animados, videogames, capas de cadernos, etc.

Isso abafou quase que completamente os paladinos mascarados tupiniquins, ficando estes relegados a pequenos nichos de consumidores.

Porém, por insistências dos seus heroicos autores, eles nunca deixaram de existir.

Com o advento da internet, os aguerridos autores nacionais de super-heróis puderam levar suas obras para um público cada vez maior e, atualmente, acreditamos que os nossos personagens já possuem identidade própria e estas comparações estão se tornando, cada vez mais, obsoletas e forçadas!

Se há alguns poucos anos a reclamação era a pouca oferta de produção, hoje em dia, a grande dificuldade está em acompanhar tudo que vem sendo lançado.

E foi para manter os leitores nacionais a par do que vem sendo produzido no Brasil que o quadrinista Lorde Lobo criou a iniciativa Grandes heróis BR, a qual conta com um canal no YouTube, páginas nas redes sociais e selo editorial próprio.

O selo editorial está trazendo, para os nerds brasileiros, o que estava faltando: um álbum de figurinhas só dos super-heróis brasileiros!

O Álbum de Figurinhas dos Grandes Heróis BR tem formato A4 (21 cm de largura X 29,7 cm de altura) e 160 figurinhas autoadesivas, totalmente em cores!

Este projeto nasceu em 15 de dezembro de 2021, com um edital de convocação para os autores que quisessem ver seus personagens no álbum.

Dentre outras regras, a principal delas era a que exigia que o herói ou heroína precisava ter tido, pelo menos, uma HQ publicada, de forma impressa ou virtual (não poderia ser apenas uma imagem estática, postada em alguma rede social).

E em março de 2022, todos os cromos já estavam ocupados.

Fazendo assim, com que o projeto realizado por Lorde Lobo (idealizador, diagramador e editor), Rom Freira (arte), Lunyo Alves (colorista), Fito Cordeiro (colorista auxiliar) e Rapha Gomide (comunicação e marketing) contasse com diversos artistas envolvidos.

Além disso, o projeto serviu como uma verdadeira vitrine da produção nacional, visto que, para figurar nesse álbum o personagem precisava ter tido uma HQ publicada, de forma impressa ou virtual, o álbum conta com uma grande seleção de super-heróis, super-heroínas e anti-heróis brasileiros.

Ao efetuar a compra da publicação, o leitor receberá o álbum de figurinhas, juntamente com os 160 cromos autocolantes (que variam entre cromos simples, duplos e triplos), os quais precisarão ser retirados da cartela e adesivados no local correto de cada figura.

As páginas do álbum ainda possuem um espaço para os nomes dos personagens e seus autores, além de uma lista de links, para o caso de alguém querer buscar mais informações sobre os heróis retratados.

O Álbum de Figurinhas dos Grandes Heróis BR que pode ser adquirido pelo Catarse será entregue na casa do comprador, por meio dos Correios.

(Visited 66 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo