Written by 07:28 Cultura, Economia, Notícias, TV, Filmes e Séries, Vídeos na internet Views: 6

QMS Certification lança documentário em São Paulo

O documentário Resgatando a Qualidade, divulgado no aniversário de 13 anos de atuação da empresa no Brasil, aborda a relevância do tema para as empresas.

Foto de lançamento do documentário Resgatando a Qualidade.

A busca pela qualidade permeia todos os aspectos das nossas vidas, desde produtos e serviços que adquirimos, às relações pessoais, profissionais e muitos outros.

Neste compromisso com a excelência, a falta deste requisito é fatal para a prosperidade de qualquer instituição.

Não à toa, esse foi o tema abordado na obra Resgatando a Qualidade, novo documentário produzido pela QMS Certification, certificadora internacional, que contou com a participação de grandes especialistas do ramo para abordar a importância e benefícios que este investimento traz para a longevidade das empresas.

O curta foi transmitido pela primeira vez em um evento organizado no espaço Reserva Cultural, localizado na capital paulista, e contou com cerca de 50 convidados.

“Por mais que a qualidade seja algo relativo a cada um de nós, é fato que ela está diretamente ligada ao grau no qual determinadas expectativas, requisitos e especificações estão sendo atendidos. Ela sempre esteve presente na história da nossa sociedade e, hoje, mais do que nunca, podemos ver nitidamente como se tornou um investimento primordial para trazer segurança, agilidade e inovação no mercado global”, destaca Lidiane Dalcin, auditoria líder da QMS Certification.

Diante de um mercado permanentemente impactado pelas transformações digitais e avanços constantes, a qualidade se fortaleceu como um farol de esperança para o acompanhamento destas mudanças pelas empresas.

Sua conformidade atesta que os produtos ou serviços ofertados pelo negócio são de qualidade e estão aderentes aos requisitos exigidos naquele tema, enquanto sua falta demonstra ineficiência, insatisfação dos clientes e, consequentemente, muitas pedras no caminho do destaque corporativo.

Por mais que tenha sido inicialmente fomentada em um contexto militar, este conceito se abrangeu significativamente ao longo dos anos, passando a englobar muitos outros aspectos determinantes para este quesito atualmente.

“Hoje, temos uma premissa muito mais ampla do que prezar apenas pela qualidade, incluindo a preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, compliance, responsabilidade social, e muitos outros temas que precisam ser integrados e trabalharem juntos para uma operação corporativa próspera”, ressalta Richard Chan, sócio-diretor da PM Analysis entrevistado no curta.

Foi graças a este pensamento de normatização da qualidade que a ISO 9001, norma que estabelece os requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, foi instaurada.

Seu surgimento, conforme explica o presidente da ABQC entrevistado no documentário, Antonio Lino, foi essencial para auxiliar as empresas a adquirirem uma maior segurança em seus processos.

“Essa norma foi amadurecendo ao longo dos anos, se adequando às novas demandas do mercado. Hoje, são mais de um bilhão de empresas certificadas globalmente, o que demonstra o poder da qualidade e sua importância para o mercado”, explica.

Mesmo após uma série de mudanças vistas conforme os avanços do mercado, há ainda um mar de oportunidades a ser explorado através desta normativa.

“A ISO 9001 é a base para podermos desenvolver outros sistemas tão essenciais quanto para assegurar o aprimoramento contínuo das operações empresariais. Afinal, a competitividade do mercado está diretamente ligada à infraestrutura da qualidade, e precisamos de cada vez mais políticas públicas de fomento a este aspecto em nosso país em prol da construção de um grande arcabouço inovador neste ecossistema”, enfatiza Celso Scaranello, presidente REMESP, em sua participação no documentário.

Hoje, é praticamente impossível tomar qualquer decisão estratégica nos empreendimentos sem levar em consideração este critério.

Muitas expectativas são vislumbradas para o futuro da qualidade, já que ela nunca perderá a sua essência.

“Os avanços do mercado e da tecnologia fazem com que a qualidade seja cada vez mais utilizada perante a conquista de uma maior eficiência de processos, redução de custos, eliminação de desperdícios e melhorias como um todo. É extremamente gratificante ver o número crescente de negócios investindo nesta jornada, na meta de que cada vez mais gestores tenham suas empresas estruturadas a partir da qualidade”, finaliza Lidiane.

O documentário pode ser assistido na íntegra no YouTube:

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo