Written by 08:40 Cultura, Cursos, Workshops e +, Literatura, Notícias • One Comment Views: 24

Mila Nascimento participa da Feira Criativa Mente em SP

Autora que conduzirá bate-papo sobre violência contra a mulher, também lança livro que denuncia o impacto do machismo e da misoginia através de versos.

Foto de Mila Nascimento com seu novo livro nas mãos

No próximo dia 14 de julho, a escritora e médica Mila Nascimento estará presente na Feira Criativa Mente para uma tarde de poesia e reflexão.

O evento ocorrerá na Casa Pompeia, em São Paulo, a partir das 12h, onde Mila não apenas apresentará uma performance poética, mas também estará disponível para autografar exemplares de seu novo livro, Poemas para antes do banho, durante o café e depois do abandono, publicado pela editora Patuá.

Durante o evento, também conduzirá uma roda de conversa sobre saúde mental, focando especificamente na experiência das mulheres vítimas de violência doméstica.

A obra é uma coleção de trinta e um poemas que expõem, a partir da primeira pessoa, angústias, experiências, dores e desejos de uma subjetividade violada pelo machismo e pela misoginia.

Mila também aborda a importância da arte na vida de uma pessoa.

Além dos afetos, memórias e sonhos, a poesia e os livros existem ali como um apoio e um meio do eu-lírico se conectar aos outros e também consigo mesmo.

Se culturalmente existe uma expectativa de que a casa, a intimidade e o corpo guardem tudo, Mila subverte isso e, assim, consegue fazer ecoar sua voz e a voz de muitas outras.

A sobrecarga da maternidade solo, o corpo desejante e a retomada da autonomia são alguns dos temas trabalhados no livro que desconstrói a naturalização das violências às quais as mulheres estão sujeitas pelo simples fato de serem mulheres.

Mila e Camila, a médica e a escrevedora, as duas faces de uma mulher que se encontrou na escrita

Crédito: Thais Mazzoco

Camila do Nascimento Leite (foto acima), nome de batismo da escritora Mila Nascimento, nasceu em março de 1979, em São Paulo, mas mora em Campinas–SP e atua como médica endocrinologista, sexóloga e emergencista, além de dedicar parte do seu tempo para cuidar voluntariamente de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Também é autora do livro Poemas Paridos de Cócoras — porque assim dói menos (Minimalismos, 2023), além de ter publicado em blogs e revistas literárias como Jirau de Histórias, Revista Artes do Multiverso, Barda Literária, Poesia na Alma, Alpendre Literário, A Casa Inventada, Contos de Samsara e Revista TAUP, da editora Toma aí um poema.

Escreve desde a infância, mas foi em 2022 que sua escrita foi reconhecida, após ter sido premiada na Categoria Poesia Nacional no 57º FEMUP, o Festival de Música, Conto e Poesia de Paranavaí–PR.

(Visited 24 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo