A prática de esporte tem muito em comum com a gestão de grandes negócios e ambas ensinam lições importantes para a vida, como disciplina, foco e trabalho em equipe. Criar conexões e estar verdadeiramente atento aos que jogam junto é o que faz um time prosperar.
Em Não faça networking, o renomado ex-jogador de vôlei, vice-campeão olímpico e empresário Marcus Vinicius Freire traz ao leitor dicas preciosas para o desenvolvimento de relações saudáveis e duradouras no âmbito profissional.
Na obra, o autor garante que é melhor “construir pontes” e estar cercado de pessoas do que viver sozinho e sem conexões verdadeiras.
Os insights apresentados no livro são úteis para todos, do estudante ao gestor, tanto para fortalecer relacionamentos interpessoais quanto para melhorar a qualidade das interações no mundo dos negócios.
A neurociência, como aponta o escritor, busca explicar as complexidades do cérebro humano e mostra a enorme capacidade de adaptação e de aprendizado, presentes em cada um.
Mais do livro
Com prefácio escrito pelo jornalista e escritor João Pedro Paes Leme, também sócio fundador da Play9, Não faça networking expõe reflexões sobre um mundo muito conectado tecnologicamente e, ao mesmo tempo, no qual o individualismo cresce exponencialmente e os laços humanos são cada vez mais efêmeros.
Assim como alcançar maestria no esporte e adquirir experiência nos negócios requer investimento de tempo e interesse, os bons relacionamentos também, ensina Marcus Vinicius no livro.
Ao longo da carreira, o empresário aprendeu a se cercar de pessoas boas, conectá-las e gerenciá-las para crescerem e se desenvolverem.
No livro, ele compartilha vivências e aprendizados para mostrar ao leitor atento como a colaboração e o respeito são alguns dos pilares fundamentais no processo de construção desses laços.