Written by 10:45 Cultura, esportes e entretenimento, Matérias do Folk, Saúde, moda e bem-estar Views: 5

Livro apresenta união da ciência e da fé pela cura emocional

O livro Caminhos de Esperança, escrito pela psicanalista e pedagoga Angela Sirino, ensina a ressignificar traumas e lidar com emoções reprimidas.

Foto-montagem do livro Caminhos de Esperança.

A existência humana é repleta de desafios, perdas e recomeços.

Angústias do passado e mágoas não resolvidas podem se transformar em barreiras invisíveis que impedem o crescimento espiritual.

Mas é possível transformar a dor e descobrir um novo propósito a seguir.

É o que defende a psicanalista clínica, pedagoga e detentora do título de Doutor Honoris Causa em saúde mental, Angela Sirino, no livro Caminhos de Esperança, que combina fundamentos da psicanálise com princípios bíblicos.

Uma das principais especialistas na Síndrome do Trauma Religioso (STR) no Brasil, a autora faz um convite à transformação pessoal por meio da ressignificação dos traumas.

Nesta obra, Sirino propõe um mergulho profundo nos sentimentos e oferece uma jornada de cura emocional e autoconhecimento, a fim de explorar a influência das memórias na construção da identidade e do amor-próprio.

Segundo a escritora, após confrontar lembranças dolorosas, cada um pode encontrar a liberdade individual.

“Ressignificar não é apagar o passado, mas aprender a olhar para ele sem que possa nos paralisar. Ou seja, denota mudar a maneira como enxergamos nossas experiências. É como aplicar um filtro em uma foto. A imagem é a mesma, mas o efeito pode suavizar contrastes, destacar nuances ou alterar a paleta de cores. Não se trata de negar traumas, nem fingir que nada aconteceu, mas reconhecer o que aconteceu, encarar as feridas e dar um novo significado à dor, para que ela seja uma parte da nossa história, em vez de nossa definição”, explica Angela Sirino.

Com base em mais de duas décadas de atuação na área da saúde mental, a psicanalista ainda apresenta uma abordagem que une duas vertentes distintas, em vez de separá-las: fé e ciência.

Ela explica que conectar a Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise fundamentada na espiritualidade judaico-cristã pode ajudar a lidar com bagagens emocionais, além de superar sofrimentos antigos, definir um objetivo de vida e buscar em Deus a força necessária para recomeçar mesmo diante das adversidades.

Linguagem acolhedora, histórias reais e testemunhos pessoais enriquecem este lançamento da Editora Vida.

Angela Sirino também compartilha ferramentas como tabelas para registrar sentimentos, exercícios terapêuticos e atividades práticas reflexivas.

O objetivo é auxiliar o leitor a enfrentar de forma prática problemas emocionais e psicológicos, como a solidão, sobrecarga, ansiedade, culpa, ressentimento, dificuldades conjugais, luto, entre outros.

Caminhos de Esperança é um guia para quem deseja trilhar uma jornada de cura, equilíbrio e esperança, bem como transformar experiências negativas em oportunidades de moldar uma versão mais forte e resiliente de si.

Sobre a autora

Crédito: Divulgação/Editora Vida.

Angela Sirino é psicanalista clínica, sexóloga, pedagoga e detentora do título de Doutor Honoris Causa em saúde mental.

Criadora dos métodos Psicanálise: Ciência e Fé e Síndrome do Trauma Religioso no Brasil, Angela é reconhecida como uma das principais referências na psicanálise contemporânea.

CEO do Instituto FD, já formou mais de 33 mil terapeutas e impactou a vida de milhares de pessoas e famílias globalmente por meio de mentorias, cursos e publicações.

Autora de mais de 15 obras, sua abordagem une ciência e fé para promover autoconhecimento, cura emocional e transformação pessoal.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close