Written by 10:40 Cultura, esportes e entretenimento, Matérias do Folk Views: 6

Livro apresenta lições de um cachorro sobre o amor

O livro O cão Que Seguia as Estrelas, escrito por Anna Sólyom, apresenta uma ficção de cura sobre um cão que atravessa o país para reencontrar sua humana.

Foto-montagem do livro O cão Que Seguia as Estrelas.

Em 1923, o cachorrinho Bobbie percorreu mais de quatro mil quilômetros pelos Estados Unidos até achar seus tutores, após ficar seis meses perdido.

A história real de superação inspirou O cão que seguia as estrelas, nova ficção de cura de Anna Sólyom, filósofa húngara e autora do best-seller Neko Café.

Neste lançamento, o cãozinho Roshi embarca em uma jornada épica de volta para casa e, por onde passa, ensina lições de vida que cada pessoa pode aprender com os amigos de quatro patas.

Ingrid Weissmann sofre há três anos pela morte do marido.

Desde então, a maior alegria da idosa é a companhia do golden retriever de pelos dourados.

No feriado de 4 de julho, ela decide viajar de carro com o fiel companheiro para visitar o irmão do outro lado do país.

Ao chegar lá, porém, Roshi se assusta com os fogos de artifício e foge.

Ingrid procura-o por semanas, até que, arrasada, precisa ir embora sem o cachorro, só que ele está determinado a regressar para o colo de sua humana.

No zen-budismo, “roshi” significa mestre, aquele que ilumina a escuridão.

E é exatamente isso que o protagonista faz: sozinho, machucado e faminto, ele inicia uma travessia guiada pelas estrelas, transformando para sempre o destino das almas solitárias e famílias com as quais cruza pelo caminho.

A cada encontro, ele inspira diferentes pessoas a praticar 16 ensinamentos caninos para viver melhor, por exemplo: a vida é uma brincadeira; ajude e você vai se ajudar; saber pedir ajuda às vezes é o maior ato de coragem; e não há remédio que cure mais do que a bondade:

Quando os problemas do mundo esmagarem você, volte a brincar como na infância, fluindo junto com a vida, como um cão que corre atrás de uma bolinha.

O cão que seguia as estrelasp.79.

O estilo narrativo de Anna Sólyom torna esta ficção de cura ainda mais emocionante, ao alternar os capítulos com os pontos de vista de cada personagem.

Ou seja, o leitor vai mergulhar nos pensamentos e sentimentos do cãozinho, além de acompanhar reflexões filosóficas sobre conflitos familiares, luto, solidão na velhice, lealdade, resiliência, perseverança e a importância de seguir em frente.

O cão que seguia as estrelas, publicado pela VR Editora, é um romance sensível, capaz de fazer o leitor rir e chorar, sobre o carinho incondicional entre humanos e pets.

Roshi e Ingrid podem até ser fictícios, mas provam que o amor não somente move montanhas, como também ensina a atravessá-las com confiança, sempre junto daqueles que mais estimamos.

Sobre a autora

Crédito: Divulgação/VR Editora

Anna Sólyom nasceu em Budapeste e é graduada em Filosofia.

Em 2012, pouco antes de se mudar para Barcelona, publicou em sua terra natal um ensaio chamado Pillowsophia.

Anna também é terapeuta, e ajuda as pessoas a encontrar seu equilíbrio e força interior.

Além de O Cão Que Seguia as Estrelas, publicou pela VR Editora o best-seller Neko Café, traduzido para 19 idiomas.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close