Written by 07:34 Música, Notícias Views: 5

João Gurgel homenageia Sérgio Ricardo em show gratuito no RJ

Espetáculo, que acontece no Teatro Ruth de Souza, faz um passeio pela obra do ícone da MPB e do cinema com releituras interpretadas pelo seu filho.

Foto de apresentação musical de João Gurgel.

O multiartista João Gurgel sobe ao palco do Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, para uma apresentação gratuita de lançamento do seu primeiro álbum, Conversação de Paz, um tributo a Sérgio Ricardo, na sexta-feira, dia 24 de maio, às 19h.

Gurgel mergulha no repertório de canções emblemáticas de seu pai, o consagrado Sérgio Ricardo, contendo as mesmas músicas gravadas no disco e algumas canções extras, além de uma autoral, inédita.

Com novos arranjos e uma concepção mais contemporânea, os músicos mesclam sonoridades analógicas e digitais, com Antônio Dal Bó nos teclados e na programação de bases, Giordano Bruno Gasperin no baixo e João Gurgel com sua voz e seu violão.

Os novos arranjos mesclam ritmos da MPB com forte influência da música afro, do jazz contemporâneo, do samba-funk, do rock, da bossa nova e de outros gêneros da música universal.

As participações especiais agregam força e sutileza com as cantoras Marina Lutfi e Melissa Arievo, além da atriz Lu Lopes, que recita alguns poemas do livro Canção Calada.

A narrativa do espetáculo é pontuada com performances de múltiplas linguagens, com momentos de leitura de poemas e recortes biográficos de Sérgio Ricardo, retirados do livro Sérgio Ricardo, Canto Vadio, de Eliana Pace, e projeção de fotos, telas do artista e videoclipes de animação produzidos pelo filho, criando uma experiência densa em termos artísticos e políticos, com camadas tecidas na releitura desta obra ímpar e plural.

As letras de Sérgio Ricardo, fartas de poesia e críticas sociais, retratam a alma brasileira e resgatam a nossa memória.

A canção que dá nome ao álbum de João Gurgel ataca a cultura da guerra e a hegemonia das “grandes nações” do ocidente.

Conversação de Paz é a tônica deste manifesto contra todas as guerras e tiranias que tiram a paz de todos os povos.

“É uma satisfação imensa carregar este legado com minhas irmãs e meus queridos amigos, parceiros nesta caminhada. Sérgio Ricardo é um artista fora da curva, à frente do seu tempo e também do meu. Por isso, me alegro em cantar suas canções e lutar para as próximas gerações poderem se lembrar quem foi, verdadeiramente, o homem que quebrou o violão no festival da canção”, exalta o cantor.

Potência do Vidigal

João Gurgel é nascido e criado no Vidigal, local onde atua com seu trabalho para melhorar a qualidade de vida da comunidade como multiplicador do Grupo Nós do Morro, onde ministra oficinas de música, produz eventos culturais e dirige o próximo espetáculo do grupo.

Multiartista, produtor, professor e pesquisador, administra e interpreta, com suas irmãs, a obra do pai pela Cacumbu Produções.

Com 20 anos de carreira profissional, já participou de muitos projetos, trabalhando como músico, cantor, compositor, arranjador, diretor musical, artístico e ator.

O seu primeiro álbum como intérprete, Conversação de Paz, um tributo a Sérgio Ricardo, com o selo da Tuhumusic, foi contemplado com o Prêmio Música ao Vivo pela FUNARJ, o fomento cultural Música nas Ruas, pela Lei Paulo Gustavo, e esse show é patrocinado pelo fomento cultural Viva o Talento, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo