Written by 07:22 Cultura, Economia, Notícias Views: 11

Guaraná Jesus comemora 97 anos com parcerias artísticas

A campanha Universos cor-de-rosa, que contou com arte de diversos ilustradores, ainda estimula a participação pública em homenagem à marca.

Ilustração realizada pela designer e ilustradora Ana Waleria.

O Guaraná Jesus, icônica marca de refrigerantes do Maranhão, está completando 97 anos de história.

Para comemorar essa data, firmou uma parceria inédita com seis artistas autorais maranhenses para a campanha Universos cor-de-rosa.

A marca convidou os ilustradores Airton Marinho, Luã Campos, Helena Reginato, Dimitri, Caju Moura e Ana Waleria para criarem obras exclusivas representando novos universos com Guaraná Jesus como protagonista.

“Essa campanha é muito especial para o Guaraná Jesus, pois além de celebrarmos esse refrigerante tão querido, um patrimônio histórico do Maranhão, conseguimos também estimular interpretações únicas da marca e promover diálogo com a comunidade. Além de valorizarmos os artistas do estado, queremos fortalecer a conexão com os consumidores de Guaraná Jesus, convidando-os a despertar sua imaginação e criatividade, celebrando todos juntos os 97 anos da bebida”, destaca Victor Távora, Gerente de Marketing da Solar Coca-Cola.

Para acessar todas as obras de arte criadas pelos artistas convidados e para enviar a sua própria ilustração de Guaraná Jesus, basta acessar o site da campanha.

No site é possível visualizar os termos de uso e compartilhar sua arte.

Artes cor-de-rosa

Um time de artistas autorais foi convidado para celebrar o aniversário de Guaraná Jesus, colorindo a festa com suas obras.

Em Fábrica dos sonhos (Ilustração da capa da matéria), a designer e ilustradora Ana Waleria homenageou o Guaraná Jesus retratando um “lar cheio de amor, que, ao mesmo tempo, se transforma em uma fábrica de Guaraná Jesus”, explica a artista.

“Amo explorar diferentes meios para materializar minha criatividade e trazer histórias à vida por meio de cores, formas e texturas”, pontua.

O artista plástico Airton Marinho também é um dos ilustradores dos universos cor-de-rosa da marca.

Formado em Desenho Industrial pela UFMA, com 45 anos de carreira, o profissional desenvolveu um processo próprio de xilogravura em policromia e produziu várias séries de trabalhos, quase todas revelando sua forte identidade com as tradições e a cultura popular do Maranhão.

Para a campanha, o artista criou a xilogravura Sabor Cor de Rosa (veja a ilustração abaixo).

Obra Sabor Cor de Rosa ressalta a beleza dos personagens do São João do Maranhão – Crédito: Airton Marinho

“Ilustramos personagens da nossa cultura popular em uma comemoração festiva, onde aparece a KS como elemento central. Os círculos rosa representam as bolhas expelidas no momento da abertura da garrafa”, explicou o mestre.

Quem também compõe o time de artistas autorais da campanha é a designer e ilustradora Caju Moura.

Em sua jornada artística, que abrange tanto o digital quanto o tradicional, ela se dedica à representação de expressivas mulheres negras, assim como na arte Magia do Guaraná Jesus (veja a ilustração abaixo).

Obra Magia do Guaraná Jesus – Crédito: Caju Moura

“Com a minha personagem, retratei de forma lúdica a sensação única de saborear o Guaraná Jesus. Seu cabelo equivale tanto ao sabor doce e refrescante do refrigerante quanto às águas que banham a ilha, integradas a elementos da rica cultura maranhense que fazem parte da nossa história e detalhes que nos remetem ao encanto do pôr do sol na cidade”, destaca.

Trazendo a diversão e o humor das tirinhas, o artista Dimitri criou exclusivamente para a festa de 97 anos de Guaraná Jesus, a obra Lembrança (veja a ilustração abaixo).

O ilustrador puxou uma memória de infância: a receita de bolo de sua mãe que tinha como ingrediente secreto o refrigerante cor-de-rosa – Crédito: Dimitri

No Instagram, o ilustrador retrata situações do cotidiano de maneira exagerada, bem carregadas de referências da cultura pop e do jeitinho maranhense de falar. 

Diretor de arte, ilustrador e grafiteiro, Luã Campos também emprestou seu talento para a campanha.

Em Vivência na Baixada (veja a ilustração abaixo), o artista mergulhou na essência da vida na baixada maranhense, misturando música, as corridas pelo bairro com chinelo no pé e, claro, bebendo Guaraná Jesus para recarregar as energias.

Obra Vivência na Baixada – Crédito: Luã Campos

A ilustradora, artista visual e arte educadora Helena Reginato fecha o time de artistas convidados esbanjando talento com suas obras que envolvem ilustrações, colagens, texturas marcantes e cores vibrantes para criar o Portal mágico (veja a ilustração abaixo).

Obra Portal mágico – Crédito: Helena Reginato

“Em um universo diferente do comum, uma viajante busca conhecer novos lugares. Certo dia, um portal mágico se abre para ela oferecendo a oportunidade de conhecer um universo diferente com o Guaraná Jesus”, explica.

Por meio do site da campanha já é possível também conferir artes do público que já tem se empenhado em enviar obras incríveis comemorando os 97 anos de Guaraná Jesus.

(Visited 11 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo