Written by 07:29 Cultura, Notícias, TV, Filmes e Séries, Vídeos na internet Views: 8

Filme 20 Dias em Mariupol ganha data de estreia no Brasil

O documentário, indicado ao Oscar deste ano, dirigido por Mstyslav Chernov estreia oficialmente no Brasil em março com distribuição da Synapse Distribution.

Cartaz do documentário 20 Dias em Mariupol.

20 Dias em Mariupol, filme dirigido por Mstyslav Chernov, entra em cartaz oficialmente no Brasil em 7 de março de 2024, com distribuição da Synapse Distribution.

Indicada ao Oscar deste ano na categoria de melhor documentário em longa-metragem, e vencedora do Festival de Sundance, a produção acompanha um grupo de jornalistas ucranianos que registram a invasão da Rússia na cidade de Mariupol (veja trailer abaixo).

Sem saída, a equipe passa por desastres em alta escala, como o bombardeamento de um hospital-maternidade.

Mstyslav Chernov é um cineasta e fotojornalista vencedor do Prêmio Pulitzer pelo trabalho de cobertura do ataque retratado no filme.

Já cobriu conflitos no Iraque, Afeganistão e em Kiev, capital da Ucrânia.

Para compor o documentário, ele e seus companheiros de equipe, correspondentes da The Associated Press, também produtora do longa, estiveram presentes desde o início da invasão russa, do primeiro bombardeio ao corte de água, de suprimentos e das torres de sinal.

Também foram os últimos jornalistas a permanecer na cidade.

Enquanto filmavam a situação local, fugiam dos soldados russos para não serem capturados.

“A primeira reação é o caos. As pessoas não sabem o que está acontecendo e entram em pânico. No começo, eu não consegui entender por que Mariupol desmoronou tão rapidamente. Agora sei que foi por falta de comunicação. Sem nenhuma informação saindo de uma cidade, sem fotos de prédios demolidos e crianças morrendo, as forças russas podiam fazer o que quisessem. Se não fosse por nós, não haveria nada (exposto). É por isso que corremos tantos riscos para poder mostrar ao mundo o que vimos, e foi isso que fez com que a Rússia estivesse suficientemente brava para nos caçar. Nunca achei que quebrar o silêncio fosse tão importante”, afirma Chernov.

Explosão vista em um prédio de apartamentos após o incêndio de um tanque do exército russo em Mariupol, Ucrânia, 11 de março de 2022 – Crédito: AP Photo/Evgeniy Maloletka

20 Dias em Mariupol já passou por quase 50 festivais internacionais, como Sundance, onde ganhou o prêmio de Melhor Documentário, Toronto e San Diego, conquistando mais de 20 prêmios no total.

Além do Oscar 2024, o filme também está indicado ao BAFTA em duas categorias.

No Rotten Tomatoes, o longa tem 100% de aprovação da crítica.

Sinopse do documentário

O fotógrafo Evgeniy Maloletka aponta para fumaça subindo após ataque aéreo em uma maternidade em Mariupol, Ucrânia, 9 de março de 2022 – Crédito: AP Photo/Evgeniy Maloletka

Indicado ao Oscar 2024.

Guerra da Ucrânia: uma equipe de jornalistas fica presa dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa.

Eles lutarão para continuar o trabalho de documentação das atrocidades do conflito.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo