Written by 10:30 Cultura, esportes e entretenimento, Matérias do Folk Views: 22

Festival musical homenageia Pascoal Meirelles em Tiradentes

O consagrado instrumentista terá sua vida, obra e contribuições para a música brasileira celebrados na 15ª edição do Festival Duo Samba + Jazz.

Foto do músico homenageado Pascoal Meirelles.

Pascoal Meirelles comemora 80 anos e 60 anos de uma carreira de grandes êxitos, parcerias e em plena atividade.

A sua vida, obra e contribuições para a música brasileira serão revisitadas e celebradas na 15ª edição do Festival Duo Samba + Jazz, que acontece em Tiradentes de 02 a 04 de agosto.

A homenagem ao icônico percussionista será realizada no dia 3 de agosto, sábado, às 20h, no Centro Histórico, com show em que será acompanhado por Márcio Hallack ao piano e Enéias Xavier no contrabaixo.

Mais do artista

Crédito: Divulgação

O instrumentista belo-horizontino criou grupos importantes como o Tempo Trio, ainda em sua cidade natal, ao lado de Paulinho Horta e Helvius Vilela.

Do alto de seus 18 anos, teve a primeira oportunidade profissional quando um “olheiro” da gravadora Odeon convidou o grupo para gravar um LP no Rio de Janeiro.

No ano seguinte, muda-se para a Cidade Maravilhosa e é rapidamente contratado para fazer parte da orquestra de Paulo Moura, acompanhando a cantora Maysa em sua volta ao Brasil.

Os convites para gravações nos trabalhos de Ivan Lins (Madalena), Edu Lobo (percussão sinfônica em A guerra dos Canudos), Chico Buarque (O Grande Circo Místico), João Bosco (Galo de Briga, Incompatibilidade de Gênio e Tiro de Misericórdia), além de quase toda a MPB, só aumentavam.

Através de Boni, então diretor da TV Globo, ganhou uma bolsa de estudos para graduar-se em composição e arranjos, na Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos.

Durante sua estada, foi convidado para gravar o icônico álbum duplo de Tom Jobim, com arranjos e regência de Claus Ogerman: Terra Brasilis.

Ao retornar para o Rio de Janeiro, funda o grupo Cama de Gato ao lado de Mauro Senise, que alcança sucesso mundial, cumprindo vasta agenda de shows em festivais pelo mundo (Java Jazz Festival na Indonésia, Penang Island Jazz Festival, na Malásia, Festival de Montreux na França, dentre muitos mais).

Ao longo das suas seis décadas de carreira, lançou 18 discos autorais, dois livros didáticos sobre o instrumento: A Bateria Musical, lançado pela Ed. Irmãos Vitale e Canon Para Edison Machado, lançado de forma independente, e ajudou a desenvolver, ao lado de outros gigantes, o que ainda hoje está em transformação: a bateria brasileira.

(Visited 22 times, 1 visits today)
Close