Todos os anos, com a chegada do clima mais frio, cresce consideravelmente o número de pessoas com problemas respiratórios.
Causador da gripe, o vírus Influenza aumenta o risco de surgimento também de inflamação nos pulmões (pneumonia viral primária), pneumonia bacteriana secundária, entre outras enfermidades, à medida que compromete as defesas orgânicas locais.
Considerando o aumento no registro de casos de gripe e principalmente em função da Semana Mundial da Imunização, celebrada entre 23 e 30 de abril, a Araujo, maior rede de drogarias de Minas, alerta para a importância das vacinas no controle de diversas doenças e reforça a necessidade de mais pessoas, e não apenas idosos e grupo de risco, se vacinarem contra a gripe.
Não bastassem as complicações mais comuns da gripe, como sinusite, otite, desidratação e piora de doenças crônicas, insuficiência cardíaca, asma ou diabetes, o vírus influenza também pode evoluir para uma infecção aguda do sistema respiratório, que em 2022, em Minas Gerais, foi responsável pela morte de 132 pessoas e, este ano, já levou duas pessoas a óbito, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), divulgados em 31 de março.
Em uma tentativa de manter mais pessoas imunizadas, a SES-MG decidiu antecipar a 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que se iniciou na primeira semana deste mês.
Na Araujo, a procura pela vacina de gripe tem aumentado, embora ainda esteja longe do ideal.
Houve um aumento de 30% nas vacinas aplicadas entre os dias 1º e 23 de abril de 2023, em comparação ao período homólogo.
A gerente técnica farmacêutica da Drogaria Araujo, Isabel Dias, reforça a importância de toda a população buscar a imunização.
“As vacinas disponíveis hoje continuarão sendo a melhor resposta contra a infecção. A sazonalidade da gripe está mudando, o que faz com que a vacina se torne ainda mais importante, já que é, comprovadamente, a forma de proteção mais eficaz. Quanto mais pessoas imunizadas, mais fácil será controlar a proliferação do vírus”, destaca.
Para proteção contra a influenza, a Drogaria Araujo oferece a Vacina Humana Gripe Quadrivalente, destinada para adultos e crianças, a partir de seis meses.
A imunização garante proteção de até 70% dos casos e previne contra agravantes da doença.
Ela é eficaz no combate as cepas do vírus influenza dos tipos A e B e cepas intimamente relacionadas, além dos subtipos A, que são H1N1 e H3N2, e os subtipos B.
A vacina custa R$ 90,00 e, para se vacinar, basta conferir o horário de atendimento e o endereço da loja mais próxima ou adquirir a vacina pelo site da drogaria, app ou Drogatel.
A Araujo também conta com a opção da vacina em casa para quem reside em Belo Horizonte, proporcionando mais conforto e facilidade para todos os clientes, especialmente aqueles com mobilidade reduzida.
Programa Saúde em Dia
A Araujo disponibiliza uma série de programas de saúde que ajudam nos cuidados e controle de doenças crônicas e respiratórias.
Ao aderir ao programa Doenças respiratórias, serviço de apoio destinado a pessoas portadoras de asma, bronquite, entre outras enfermidades, o cliente é devidamente orientado sobre o uso dos medicamentos inalatórios, como as bombinhas, bem como todos os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida.