Written by 07:34 Cultura, Música, Notícias Views: 6

Cláudio Rabeca apresenta novo álbum em Recife

O álbum Abre Caminho é inspirado na sonora da beleza e força no forró de rabeca instrumental e será apresentado no Teatro de Santa Isabel.

Banner de divulgação do show de Claudio Rabeca.

Cláudio Rabeca, renomado instrumentista e um dos principais expoentes da rabeca no Brasil, anuncia o lançamento de seu terceiro álbum solo, Abre Caminho.

O álbum estará disponível a partir de 1º de julho nas principais plataformas digitais e contará ainda com um show de lançamento no dia 11 de julho, no Teatro de Santa Isabel.

Este novo trabalho, que contém nove faixas (sete novas composições, uma regravação e um relançamento), é uma intensa celebração ao forró de rabeca instrumental enquanto gênero musical contemporâneo, enriquecido pela tradicional percussão pernambucana, pela força do rock e pelas influências da música do mundo.

Para este novo trabalho, o artista conta também com as participações especiais de Karol Maciel na sanfona, Laís de Assis na viola nordestina, Moema Macêdo no bandolim e Vitória do Pife no pífano.

A escolha dessas talentosas musicistas foi pautada na admiração que Cláudio tem pelo trabalho delas e na necessidade de equilibrar a energia do projeto com mais presença feminina.

Além disso, Abre Caminho traz o virtuoso e criativo violinista Nicolas Krassik, que também assina a direção musical e os arranjos.

Abre Caminho trata-se de uma resposta artística à necessidade de Cláudio de expandir seu repertório autoral e deixar sua contribuição para o legado da rabeca na música contemporânea e instrumental.

A escolha do nome do álbum, que também dá título à faixa de abertura, reflete o desejo do instrumentista em evocar uma rabeca que combine a profundidade da tradição com a pluralidade da música contemporânea, desbravando novos caminhos para sua carreira e para o instrumento, que ainda batalha por um maior reconhecimento no cenário da música brasileira.

“Este trabalho é uma jornada sonora que convida ao ouvinte a sentir a profundidade, beleza e força do forró de rabeca instrumental, além de ser um projeto de valorização da rabeca no atual cenário da música brasileira, e principalmente no universo da música instrumental” explica o músico, cantor e compositor potiguar radicado em Pernambuco, lugar que escolheu para viver e se dedicar a rabeca.

O repertório abrange diversos ritmos tradicionais do forró, como baião, xote, xaxado e maracatu, todos enriquecidos pela potente percussão pernambucana, mas também pela criatividade contemporânea que aposta no diálogo entre a rabeca e o uso da guitarra e do baixo, uma interlocução entre o nordeste brasileiro e as sonoridades do mundo que traduzem a identidade musical de Cláudio nesse novo projeto, que conta com Guga Amorim e Jr. Teles na percussão, Gabriel Melo na guitarra e Jefferson Cupertino no baixo.

O show de lançamento será realizado no Teatro de Santa Isabel, no Recife, em 11 de julho, onde Cláudio Rabeca fará a apresentação ao vivo das faixas do álbum junto a suas participações especiais.

Pessoas surdas ou com deficiência auditiva contarão com o apoio de um tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os ingressos estarão disponíveis na plataforma Sympla, com preços populares de R$ 30 para a entrada inteira e R$ 15 para a meia-entrada.

Já o álbum, que também ganhará uma versão em vinil ainda este ano, ficará disponível a partir de 1º de julho em todas as plataformas de streaming, incluindo Spotify, Deezer, Apple Music e YouTube, com acesso gratuito.

O projeto é coordenado por Cláudio Rabeca Produções, produzido pela Cabocla Produção, e conta com o incentivo da FUNARTE — Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio do edital do Programa Funarte Retomada 2023 — Música.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo