No dia 07 de março, Christine Valença leva ao Centro da Música Carioca Artur da Távola o show Lentes de Âmbar.
A artista carioca vai cantar as faixas de seu álbum de estreia, que dá nome ao show, e também canções latino-americanas que sinalizam sua aposta na diversidade rítmica deste continente, entre as músicas que integram o repertório estão versões de Moacir Santos e Joyce Moreno.
A formação de palco traz Christine Valença nos vocais e teclado; Rafa Paiva na guitarra; Luis Magalhães no baixo; Nando Menezes na bateria; e Pablo Silva nos backing vocals.
Também participam da apresentação a cantora e compositora niteroiense Belliza Luar e o ator, cantor e compositor mineiro Wagner Café.
Sobre o disco
Lentes de Âmbar fala sobre se dar novas chances, abrir-se a novos desejos, paixões, e encontros consigo e com o outro.
“O título do disco chegou de forma inusitada. Foi durante um sonho. Despertar, levantar e gravar foi o caminho para muitos traços e construção da identidade das músicas. Registrar esses desejos profundos por meio de canções foi um processo catártico”, comenta Christine.
As faixas foram gravadas sequencialmente para deixar emergir livre e organicamente os elementos musicais, alguns deles reunidos por anos no gravador portátil da cantora, que faz uso de vários métodos criativos, com trechos de melodias, ritmos, timbres gravados e reestudados de tempos em tempos.
A fácil conexão com o produtor Elísio Freitas a fez finalmente se sentir confiante para trabalhar os pilares de cada faixa e conseguir ordenar, decifrar, dar nome e sobrenome a tudo que cada música precisava.
Escuta ampliada foi um trabalho à parte na criação do disco.
Para atingir seu potencial expressivo, as músicas foram cuidadosamente refinadas.
Partindo das referências mais díspares, desde a música cubana, o piano brasileiro, passando pela música folk americana, até o gospel e a Chanson Française, o disco traz elementos importantes na história da artista, que considera a parceria muito frutífera.