Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, por meio da inserção em práticas esportivas aquáticas, o Centro Cultural Louis Braille de Campinas, realiza o projeto Esporte em Rede, em parceria com o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e da Associação Paraolímpica de Campinas.
A meta é que 50 pessoas com deficiência visual, vinculadas às entidades parceiras do projeto, sejam atendidas.
O lançamento acontecerá no dia 28 de fevereiro, às 9h30, no Espaço Mescla Unidade II, do Campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
O Esporte em Rede conta com a parceria da Fundação FEAC e apoio da PUC – Campinas.
Por meio da natação, o projeto busca oferecer autonomia à pessoa com deficiência visual, contribuindo com sua evolução técnica e pessoal, propiciando maior sociabilidade com ampliação do uso de novos territórios sociais.
Podem participar do projeto pessoas com deficiência visual, que tenham mais de oito anos de idade e morem em Campinas, se estendendo a jovens, adultos e idosos, sendo em sua maioria pessoas em situação de vulnerabilidade.
Independentemente da idade, o objetivo sempre é despertar em cada uma das pessoas atendidas o interesse pelo esporte aquático, garantindo ainda mais qualidade de vida aos praticantes.
As aulas serão realizadas na Faculdade de Educação Física da PUC – Campinas, de segunda a sexta-feira, com orientação de profissionais especializados e capacitados.