Na era digital, uma variedade de recursos de acessibilidade e inclusão, como textos alternativos, descrições de áudio, fotos e vídeos, têm sido introduzidos.
No entanto, sua adoção nas redações ainda é limitada.
Para driblar essa lacuna na prática jornalística, o 1º Congresso Inova.aê realizará dois dias de evento, com entrada gratuita, visando promover o uso dessas novas tecnologias.
Resultado de uma parceria entre as startups de jornalismo independente Eficientes e Lume Acessibilidade, o evento acontecerá nos dias 08 e 09 de março, das 08h às 18h, no Apolo 235, no bairro do Recife.
Direcionado a jornalistas, estudantes de comunicação, profissionais de tecnologia e comunicólogos em geral, o objetivo do congresso é fornecer e provocar a criação de mais ferramentas para a produção de conteúdo multimídia inclusiva.
“A valorização de uma cultura inclusiva passa pela mudança nas formas de comunicação, que devem ser acessíveis e abrangentes, visando à ampliação do diálogo e ao fortalecimento do entendimento de todos. O acesso à comunicação é fundamental para existir acesso a outros direitos. Na condição de comunicadores, é nossa obrigação promover essa inclusão”, comentou Larissa Pontes, diretora-executiva da Eficientes.
Foram disponibilizados 400 ingressos gratuitos pelo Sympla para os interessados em participar das palestras, rodas de diálogo e oficinas.
Os interessados devem garantir sua participação através do Sympla.
Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, a produção do congresso disponibilizará um link para transmissão ao vivo.
Para esta modalidade, o ingresso também deve ser retirado pelo Sympla.
Prêmio de R$ 1.000
Integrando a programação do 1º Congresso Inova.aê, o Ideathon de Acessibilidade Comunicacional e Tecnologia Assistiva promete unir talentos em comunicação, design e tecnologia em prol da inclusão e acessibilidade.
A iniciativa, cujo objetivo é desenvolver soluções digitais inovadoras que promovam a inclusão e a acessibilidade na comunicação, premiará a melhor solução inovadora com um incentivo financeiro no valor de R$ 1.000.
O projeto deve ser concebido, desenvolvido e apresentado durante os dois dias do congresso por equipes compostas por até três participantes.
Ao final do evento, cada equipe terá até três minutos para apresentar sua solução diante de uma banca de jurados especializados, que avaliará os projetos com base em critérios como inovação, viabilidade e impacto na acessibilidade comunicacional.
Todas as equipes serão reconhecidas com certificados e menções no evento, bem como destaque nas redes sociais da Inova.aê e na newsletter pós-evento, que será distribuída entre os participantes e principais atores do ecossistema de inovação de Pernambuco.
Os interessados podem conferir as regras da maratona e realizar sua pré-inscrição pelo Sympla.