A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) está promovendo uma série de sabatinas com os candidatos à prefeitura da cidade, com o intuito de proporcionar aos profissionais da área uma oportunidade única de conhecer melhor as propostas dos concorrentes ao cargo executivo e permitir que esses profissionais possam acompanhar de perto a implementação das pautas levantadas no evento.
No dia 3 de setembro aconteceu a primeira delas, com o candidato Paulinho do Transporte (PT) (foto principal).
Estão previstas ainda entrevistas com Danilo Balas (PL), no dia 9 de setembro, e com Calebe Henrique (PSOL), no dia 12, sempre às 19h.
O candidato Rodrigo Manga (Republicanos) também foi convidado, mas afirmou que não participará de sabatinas.
Conforme o engenheiro Alessandro Nogueira, presidente da AEAS, a iniciativa não é apenas um espaço para ouvir os candidatos, mas também para contribuir com o desenvolvimento do programa de governo de cada um, sem viés político.
“O principal objetivo é fazer com que a associação faça parte do que o candidato tenha de intenção para a cidade”, explica Nogueira.
“Por meio das perguntas e discussões, os candidatos podem obter uma visão mais clara dos desafios e das demandas da cidade, particularmente nas áreas de urbanismo, infraestrutura, tecnologia e desenvolvimento sustentável”, conclui.
Entre os tópicos abordados estão o crescimento organizado e inteligente da cidade, meio ambiente, o abastecimento de água, planejamento e infraestrutura urbana, além da geração de empregos.
“Sorocaba tem crescido de forma muito acima da média de outras cidades e isso, consequentemente, impacta em questões habitacionais, infraestruturas e ambientais”, ressalta Nogueira.
A sabatina também desempenha um papel importante na formação da opinião dos eleitores, especialmente daqueles que, como os engenheiros e arquitetos, têm uma influência significativa em seus círculos profissionais.
“Muitos dos nossos associados são empresários ou trabalham em grandes empresas, então essa visão do candidato relacionada ao desenvolvimento é crucial para a tomada de decisões”, afirma o presidente da AEAS.
A tradição das sabatinas realizadas pela associação se estende por várias eleições e é uma prática consolidada da entidade.
“Temos a intenção de levar um memorando de sugestões ao candidato eleito, basicamente com os tópicos discutidos nas sabatinas, além de outras contribuições que AEAS pode oferecer ao próximo prefeito”, afirma.
“É fundamental que as entidades de classe se posicionem e tenham voz junto ao Poder Executivo Municipal, garantindo que as preocupações e propostas discutidas sejam levadas adiante após as eleições. Queremos que o candidato eleito assuma um compromisso real com a cidade de Sorocaba e que a AEAS possa de fato contribuir durante todo o seu mandato”, finaliza Nogueira.