No próximo dia 14 de julho, a escritora e médica Mila Nascimento estará presente na Feira Criativa Mente para uma tarde de poesia e reflexão.
O evento ocorrerá na Casa Pompeia, em São Paulo, a partir das 12h, onde Mila não apenas apresentará uma performance poética, mas também estará disponível para autografar exemplares de seu novo livro, Poemas para antes do banho, durante o café e depois do abandono, publicado pela editora Patuá.
Durante o evento, também conduzirá uma roda de conversa sobre saúde mental, focando especificamente na experiência das mulheres vítimas de violência doméstica.
A obra é uma coleção de trinta e um poemas que expõem, a partir da primeira pessoa, angústias, experiências, dores e desejos de uma subjetividade violada pelo machismo e pela misoginia.
Mila também aborda a importância da arte na vida de uma pessoa.
Além dos afetos, memórias e sonhos, a poesia e os livros existem ali como um apoio e um meio do eu-lírico se conectar aos outros e também consigo mesmo.
Se culturalmente existe uma expectativa de que a casa, a intimidade e o corpo guardem tudo, Mila subverte isso e, assim, consegue fazer ecoar sua voz e a voz de muitas outras.
A sobrecarga da maternidade solo, o corpo desejante e a retomada da autonomia são alguns dos temas trabalhados no livro que desconstrói a naturalização das violências às quais as mulheres estão sujeitas pelo simples fato de serem mulheres.
Mila e Camila, a médica e a escrevedora, as duas faces de uma mulher que se encontrou na escrita
Camila do Nascimento Leite (foto acima), nome de batismo da escritora Mila Nascimento, nasceu em março de 1979, em São Paulo, mas mora em Campinas–SP e atua como médica endocrinologista, sexóloga e emergencista, além de dedicar parte do seu tempo para cuidar voluntariamente de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Também é autora do livro Poemas Paridos de Cócoras — porque assim dói menos (Minimalismos, 2023), além de ter publicado em blogs e revistas literárias como Jirau de Histórias, Revista Artes do Multiverso, Barda Literária, Poesia na Alma, Alpendre Literário, A Casa Inventada, Contos de Samsara e Revista TAUP, da editora Toma aí um poema.
Escreve desde a infância, mas foi em 2022 que sua escrita foi reconhecida, após ter sido premiada na Categoria Poesia Nacional no 57º FEMUP, o Festival de Música, Conto e Poesia de Paranavaí–PR.
[…] dia 14 de julho, a escritora e médica Mila Nascimento esteve presente na Feira Criativa Mente, na Casa Pompeia, em São […]