Considerado um dos maiores encontros de tecnologia do mundo, o Web Summit chega à sua terceira edição no Brasil entre os dias 27 e 30 de abril, no Rio de Janeiro.
Com expectativa de reunir mais de 34 mil participantes no Riocentro, o evento deve ampliar o debate sobre inovação, inteligência artificial, futuro do trabalho e impacto social, consolidando o Brasil como polo estratégico no cenário global da tecnologia e vitrine de soluções com alto potencial de crescimento.
Uma das principais novidades da edição 2025 é a ampliação da presença de mulheres no evento, com destaque para o programa Women in Tech, que busca incentivar a participação de mulheres plurais como palestrantes, líderes e participantes ativas no ecossistema de inovação.
Com esse movimento, o evento reforça seu compromisso com a representatividade, mesmo em uma programação predominantemente voltada à tecnologia e inovação.
A iniciativa contará com lideranças nacionais e internacionais dedicadas a ampliar a representatividade no setor.
Entre os nomes confirmados, está Laura Salles, fundadora e CEO da PlurieBR, plataforma especializada em gestão de dados em tempo real de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP).
Com foco em grandes e médias empresas e forte base tecnológica, a solução permite decisões estratégicas em tempo real.
Laura participa como embaixadora do programa Women in Tech.
O Women in Tech tem ganhado força em todas as edições do Web Summit ao redor do mundo.
No Brasil, a iniciativa chega em um momento em que o debate sobre equidade de gênero na tecnologia se torna cada vez mais urgente.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres ainda representam menos de 30% dos profissionais em funções técnicas no setor.
Para Laura Salles, garantir a presença feminina nesses espaços vai além da representatividade, é uma questão de estratégia e inovação.
“A tecnologia molda o presente e o futuro do trabalho. Garantir a presença de mulheres na criação e liderança dessas soluções é essencial para desenvolver experiências digitais mais inclusivas, acessíveis e conectadas à realidade das pessoas”, analisa.
Lideranças femininas ganham espaço no setor de inovação
O Women in Tech reúne lideranças de diferentes países visando ampliar o debate sobre inclusão no setor, apoiar políticas de diversidade nas empresas de tecnologia e impulsionar a carreira de mulheres empreendedoras, desenvolvedoras, executivas e estudantes da área.
No Brasil, as embaixadoras do programa representam lideranças do mercado local, com a missão de fortalecer essa rede de apoio e promover a troca de experiências entre participantes de todo o mundo.
Além de fomentar a equidade de gênero, a presença de iniciativas como essa contribui para tornar o ecossistema tecnológico mais plural, disruptivo e conectado a demandas reais da sociedade.
A expectativa para a edição de 2025 é de que a participação de mulheres no evento seja ainda mais expressiva, com painéis temáticos, espaços de mentoria e ações voltadas ao incentivo de meninas e jovens profissionais que desejam ingressar no setor.
A atuação de nomes como Laura reforça esse movimento.
À frente da PlurieBR, primeira plataforma SaaS do Brasil especializada em gestão de dados em tempo real de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP), ela vem se destacando como uma das vozes mais relevantes quando o assunto é promover inclusão de forma estruturada e orientada por métricas.
“Estar presente no Web Summit é uma forma de contribuir com a construção de um mercado mais acessível, onde todas as pessoas possam ter espaço para criar, liderar e transformar. A diversidade, quando conectada à inteligência de dados, não é só valor social, é diferencial competitivo. E a inovação real só existe com inclusão e pertencimento”, conclui Laura.