Com aproximadamente 70 a 80 milhões de pessoas gagas em todo o mundo — cerca de 1% da população global — e uma estimativa de 2 milhões somente no Brasil, a iniciativa busca dar visibilidade a uma condição frequentemente mal compreendida e invisibilizada.
Este ano, o Vozes Gagas foca na potência da comunidade e na educação como ferramentas essenciais contra o preconceito.
Alexandra Martins, organizadora da ação, ressalta:
“O fato da gagueira não ser considerada legalmente uma deficiência acaba impedindo que esse assunto saia da bolha. Para ela, tão ou mais importante do que esse reconhecimento, é a educação das pessoas sobre esse assunto e para as violências que as pessoas gagas passam: O fato da gagueira não ser considerada uma deficiência, não impede que pessoas gagas passem por capacitismos. Ao contrário, essa invisibilidade aumenta muito mais o preconceito.”
Programação de lives: Conhecimento e experiência em destaque
Durante todas as segundas-feiras de outubro, às 18h30, o canal do Vozes Gagas no Instagram está sendo palco de lives enriquecedoras.
Uma série de convidados, incluindo pessoas gagas e aliadas da causa, compartilham suas vivências e conhecimentos, abordando a gagueira sob diversas perspectivas e reescrevendo narrativas.
Conheça alguns dos participantes
Desafio 100 Dias: Criatividade e multiplicidade
Complementando as lives, o perfil Vozes Gagas promove o Desafio 100 Dias.
Inspirada por uma iniciativa internacional, Alexandra Martins aceitou o desafio de publicar um vídeo diário de até um minuto, explorando a gagueira de maneiras criativas e acessíveis.
“Está sendo uma experiência divertida porque todo dia tenho que pensar em algo diferente para chamar atenção e deixar as pessoas interessadas no canal. Grande parte dos conteúdos sobre gagueira que vejo nas redes sociais são meio chatos e técnicos demais. Eu queria falar sobre isso de várias maneiras porque a gagueira também é esse lugar da multiplicidade”, comenta Alexandra.
22 de outubro: Dia Internacional de Atenção à Gagueira
O ponto alto do mês é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), em 22 de outubro.
A data é um convite global para desmistificar o distúrbio da fluência, promover a conscientização e combater o preconceito, incentivando o respeito e a compreensão.
As ações do Vozes Gagas reforçam esse compromisso, celebrando a diversidade da fala e a força de uma comunidade que luta por seu espaço.