Written by 07:27 Esporte, Paradesporto e E-sport, Notícias, Pauta PcD Views: 10

Virada Esportiva Inclusiva SP chega ao Vale do Paraíba

Evento ocorrerá nas cidades de Jacareí e São José dos Campos e apresenta 11 modalidades no Vale do Paraíba.

Banner de divulgação do Virada Esportiva Inclusiva SP.

Cerca de duas mil pessoas devem ser beneficiadas diretamente com as atividades previstas na terceira edição da Virada Esportiva Inclusiva SP 2023, que será realizada nos dias 05, 06 e 08/12, nas cidades de Jacareí e São José dos Campos, Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Durante os três dias de evento, estão previstas atividades teóricas e práticas, contemplando 11 modalidades esportivas.

O evento é gratuito e voltado para pessoas de todas as idades.

Os dois primeiros dias de evento serão realizados na cidade de Jacareí.

Após abertura, haverá uma roda de conversa que abordará o tema Diálogos sobre Esporte e a Pessoa Com Deficiência: possibilidades de inclusão.

Já o segundo dia, trará a sensibilização por meio de atividades práticas na Clínica Esportiva com atletas paralímpicos.

O terceiro dia de evento será realizado na cidade de São José dos Campos e trará a experimentação por meio de vivências esportivas inclusivas.

O público com e sem deficiência poderá conhecer um circuito de atividades, se aproximando das modalidades paradesportivas oferecidas pela programação.

A Virada Esportiva Inclusiva SP 2023 é uma oportunidade para fomentar o movimento paradesportivo do estado de São Paulo, por meio de ações de sensibilização, formação e vivências esportivas.

A terceira edição da VEI é realizada pelo Instituto Incentivar Esporte e Cultura, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Mars, detentora das marcas mais icônicas de chocolates, como M&M’S, Snickers e Twix e o apoio das Prefeituras de Jacareí e São José dos Campos.

“A Virada é um projeto que vai ao encontro de valores inegociáveis defendidos pelo Instituto Incentivar, como a inclusão e o respeito à diversidade. O retorno dele é sempre gratificante.”, pontua Paulo Chaim Pontes, presidente do Instituto Incentivar Esporte e Cultura.

“Promover experiências positivas em ações sociais e de voluntariado são alguns dos propósitos da Mars. Queremos incentivar e ajudar a fomentar a prática esportiva inclusiva, bem como a acessibilidade social. Iniciativas que buscam opções de esportes para pessoas com ou sem deficiência ajudam a criar um mundo mais inclusivo,” destaca Renata Cesario, gerente de comunicação corporativa da Mars.

Modalidades apresentadas

O evento esportivo apresentará as seguintes modalidades:

Atletismo, Basquete em cadeiras de rodas, Bocha, Futebol de 5, Goalball, Handebol, Hóquei Indoor, Parabadminton, Rugby em Cadeira de Rodas, Vôlei Sentado e Xadrez para Deficientes Visuais.

Espaço experimentações

O Espaço Experimentações tem o formato de circuito de atividades e convida o público com e sem deficiência a vivenciar, experimentar e se aproximar das modalidades paradesportivas oferecidas pela programação.

O objetivo desse formato é permitir que o público faça realmente o circuito no Espaço vivenciando uma das 11 modalidades, caracterizando-se como uma experiência lúdica para a pessoa com e sem deficiência, por meio da experimentação do esporte adaptado.

Cada uma das estações do Espaço terá uma modalidade, um coordenador qualificado e três instrutores especializados (atletas com deficiência praticantes da modalidade) na apresentação do esporte, transmitindo as regras e técnicas de cada jogo e modalidade, além de orientar sobre os procedimentos de segurança e demais curiosidades sobre o esporte para o público geral.

(Visited 10 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo