Crédito da foto principal: Divulgação.
Reforçando o compromisso com a valorização da música brasileira, seis talentosos instrumentistas subiram ao palco na final do Prêmio de Música Instrumental Tokio Marine Hall, realizada no dia 27 de novembro.
Em uma noite repleta de interpretações autorais, cada finalista também apresentou releituras de grandes sucessos do homenageado da edição, o cantor e compositor Ivan Lins, que celebra 80 anos em 2025.
O vencedor escolhido pelos jurados desta edição foi o pianista, arranjador, produtor musical e compositor Cristian Sperandir, acompanhado por sua banda, formada por Mateus Albornoz (contrabaixo) e Vaney Bertotto (bateria).
Além das premiações definidas pelo júri, esta edição também abriu espaço para votação popular, que consagrou o baterista, compositor e educador Guilherme Tófano.
Após o anúncio dos vencedores, Ivan Lins apresentou um pocket show com seus grandes sucessos ao longo da carreira.
Idealizado pela Tokio Marine Seguradora, o prêmio tem como missão valorizar a música instrumental, ampliar a visibilidade de artistas talentosos e promover o acesso democrático da população à cultura.
A iniciativa está alinhada à assinatura Tokio ESG, por meio da qual a Seguradora reafirma seu compromisso em contribuir para uma sociedade mais justa e transparente e pautada pelo uso responsável dos recursos naturais.
Além das edições do Prêmio de Música Instrumental Brasileira, nos últimos anos a Tokio Marine tem apoiado outros projetos de apoio à música e cultura, cujos objetivos são promover, fomentar e dar visibilidade a novos artistas da música brasileira, como o Música Para Todos, Palco Novos Talentos e Rock ao Piano.
Para Flávio Otsuka, Diretor de Estratégia de Crescimento e Marketing da Tokio Marine, a iniciativa permite reconhecer grandes talentos e dá a oportunidade de se apresentarem em uma das mais tradicionais casas de shows do país, como o Tokio Marine Hall, de forma acessível para a população.
“Idealizar um prêmio dedicado à música instrumental brasileira é valorizar a cultura do país, além de ampliar a projeção desses artistas. Nesta edição, trazemos uma novidade especial: além do prêmio em dinheiro, os três primeiros colocados poderão gravar suas composições nos estúdios da Trama na Cena, garantindo que o reconhecimento vá além da cerimônia e gere um legado real para suas carreiras”, afirmou o executivo.
Além de Otsuka, o júri foi composto por Camila Frésca, doutora em Musicologia e mestre em Artes pela ECA-USP; Débora Gurgel, pianista, flautista, arranjadora e compositora paulistana, com mais de 30 anos de carreira na cena instrumental brasileira; Gustavo Vaz, músico, ator, compositor e comunicador mineiro, bacharel em Violão popular pela UFMG; e Vera Figueiredo, baterista, compositora, produtora e referência na música instrumental brasileira.
Confira abaixo todos os artistas premiados na 3ª edição do Prêmio de Música Instrumental Tokio Marine Hall:
- 1º lugar: Cristian Sperandir Trio.
- 2º lugar: Ramsés Paraguassú.
- 3º lugar: HII Trio.
- Melhor Intérprete: Fabiano Chagas.
- Vencedor do Voto Popular: Guilherme Tófano Quarteto.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.






