Em abril, mês de nascimento de Pixinguinha (23/4), um dos grandes nomes da música brasileira e figura central na história do choro, também é celebrado o Dia Nacional do Choro e o SESC 24 de Maio comemora essa data com o projeto especial Choraço, que promove uma verdadeira imersão nesse universo musical tipicamente brasileiro.
De 23 de abril a 11 de maio, o público poderá conferir 20 atividades, entre apresentações musicais, teatro, dança, literatura e rodas de choro, com entrada gratuita ou ingressos a preços acessíveis.
Com participações de artistas como Mestrinho (foto principal), Guinga, Cristovão Bastos, Toninho Ferragutti, Eudoxia de Barros, além de grupos como Sonhos de Lundu, Regional do Motta, Chora — Mulheres na Roda (RJ) e muitos outros, o projeto propõe uma escuta múltipla e contemporânea do choro, destacando seus diferentes caminhos e cruzamentos com gêneros como o samba, baião, maxixe, frevo, lundu e jazz.
A edição de 2025 reafirma o compromisso do projeto com a valorização do choro como base estética e estilística da música popular brasileira em constante transformação.
Para isso, o Choraço convida artistas e grupos que dialogam com a tradição e a inovação, promovendo um retrato vivo do gênero e contemplando sua diversidade de expressões e corpos, com músicos consagrados e jovens talentos.
Além das apresentações no teatro da unidade, a programação propõe novidades: intervenções artísticas interdisciplinares, bailes e rodas de choro em espaços de acesso gratuito, atividades para a primeira infância e para o público idoso, além de ações itinerantes nas unidades do SESC em Santos e São José dos Campos e atividades formativas nos Centros de Música do SESC Consolação e SESC Vila Mariana.