Written by 07:53 Educação, Lifestyle, Notícias Views: 5

Quais os benefícios de realizar o Enem 2023?

Especialista do SAS Plataforma de Educação comenta a importância do exame para abrir portas nas melhores universidades do país.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, atualmente, a principal porta de entrada de estudantes nas universidades.

Porém, muitos jovens que estão no período escolar ainda não conhecem os benefícios de realizar a prova, que vão desde garantir bolsas em faculdades particulares, até estudar em Portugal.

Com as inscrições abertas, ainda é tempo de garantir a presença no exame que deve ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro. 

Para o professor e diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação, Ademar Celedônio, “o Enem é, certamente, um dos momentos mais importantes na vida dos estudantes, pois ele é capaz de abrir portas para as maiores universidades do Brasil, como a USP (Universidade de São Paulo), e, inclusive, do mundo, permitindo a realização de muitos sonhos”.

Atualmente, o Enem garante a entrada em universidades públicas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), um programa do Governo Federal que seleciona estudantes no primeiro e no segundo semestre para instituições federais e estaduais de ensino superior.

Já para as universidades particulares, o ENEM possibilita a inscrição de estudantes de baixa renda em programas como o FIES (Fórum de Financiamento Estudantil), em que o aluno paga pelo curso somente após a sua conclusão, e o PROUNI (Programa Universidade para Todos), que fornece bolsas de estudos de até 100% das mensalidades.

Para quem possui o desejo de cursar alguma universidade no exterior, o exame é aceito em diversos países da Europa e América do Norte, como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, além de Portugal.

A Universidade de Coimbra, uma das melhores do país, está entre as que aceitam o Enem como forma de entrada de estudantes brasileiros.

“É importante ressaltar que o exame fornece inúmeros benefícios para quem o realiza. Por essa razão, se preparar de maneira adequada é essencial, e nós, do SAS Plataforma de Educação, fornecemos todo o suporte necessário aos estudantes, como o simulado SAS Enem que, junto aos seus demais materiais didáticos, atualizados anualmente, vêm contribuindo com o desempenho das escolas parceiras na aprovação do exame anual” comenta Celedônio.

Por fim, é recomendado que os estudantes que irão prestar a prova esse ano realizem um plano de estudos mais eficaz a partir de um planejamento adequado, tendo em vista o curso e a universidade escolhida.

Para acompanhar essas e outras dicas, visite a página oficial do SAS Plataforma de Educação.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo