Written by 08:04 Cultura, Notícias, Sustentabilidade, Teatro Views: 16

Teatro Portátil chega a Diadema com espetáculo no mês do Meio Ambiente

A Cia Pia Fraus faz parte da temporada 2023 do Diversão em Cena com o espetáculo Bichos Vermelhos que será apresentado gratuitamente.

Crédito: Pedro Andreetta

 O Diversão em Cena, maior programa para formação de público para teatro infantil e promovido pela Fundação ArcelorMittal, segue sua temporada 2023 passando por Diadema nos dias 17 e 18 de junho (sábado e domingo), em oito apresentações na Praça da Moça, no centro da cidade.

O grupo Pia Fraus apresenta ao público o espetáculo Bichos Vermelhos, uma rica história que retrata a extinção de animais brasileiros e a preservação da natureza justamente no mês em que celebramos o Meio Ambiente.

5 de junho ficou marcado como o Dia Internacional do Meio Ambiente.

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e ao longo de todo o mês de junho a sociedade se lembra da importância de preservarmos nosso planeta.

A atração, que é gratuita e tem classificação etária de três anos, acontece em um teatro nada comum.

A estrutura que leva o teatro de cidade em cidade é inflável e colorida, com um toque moderno, que monta e desmonta rapidamente.

Assim, diversas crianças podem se encantar com tudo que passa ali dentro.

A ação acontece em locais públicos por intermédio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac ICMS), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo e integra o programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal.

Com um impulso criativo, o Teatro Portátil circulará em mais outras cidades do estado de São Paulo, com personagens que inspiram por meio da fábula contada.

“É muito interessante percorrer tantas cidades com o espetáculo Bichos Vermelhos, especialmente no Teatro Portátil, pois sentimos que a cada sessão as crianças se identificam bastante com a causa ambiental de maneira intensa e querem ajudar a melhorar o cenário da natureza atual”, conta Beto Andreetta, criador do projeto e diretor da Pia Fraus.

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural.

Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil.

Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou dois mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de um milhão de pessoas.

Mais do espetáculo Bichos Vermelhos

Inspirado no livro homônimo de Lina Rosa, a peça Bichos Vermelhos leva com humor e poesia um assunto relevante para a sociedade.

A envolvente história dedicada aos animais brasileiros, que fazem parte da lista vermelha das espécies em risco de extinção, ou ainda os próximos bichos a entrar nela, segundo a Internacional para a Conservação da Natureza.

O Tamanduá Bandeira, Codorna Buraqueira, Macaco Prego Galego são alguns dos animais que ganharam versões em forma de bonecos da Cia Pia Fraus, construídos por Dino Sato.

Serão três atores e mais de 20 bonecos apresentados durante o espetáculo, com muita diversão e brincadeiras, posicionados para a difusão emergente do tema às crianças.

(Visited 16 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo