Written by 08:35 Cultura, Games e Diversão, Tecnologia Views: 8

Primeira edição da gamescom latam supera expectativas

Evento contou com 124 expositores e co-expositores de 66 países, mais de 700 estúdios presentes e mais de 200 publishers presentes.

Foto da primeira edição da gamescom latam.

A gamescom latam, edição latino-americana do maior evento de games do mundo, chegou e deixou números impressionantes: mais de 100 mil visitantes de mais de 70 países lotaram os pavilhões de quarta a domingo, com ingressos de sábado e domingo esgotados.

Para 2025, a gamescom latam retorna com o dobro do tamanho, de 30 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções Anhembi.

Para Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam, a realização da primeira edição da gamescom na América Latina superou as expectativas.

“A gamescom latam mostrou, mais uma vez, a importância e a grandeza da indústria de jogos no continente. Dobramos o número de visitantes do BIG Festival do ano passado e a expectativa é que em 2025 esse número aumente ainda mais. Ano que vem estaremos em um novo lugar com o dobro do tamanho do que foi essa edição”.

“O grande sucesso da primeira gamescom na América Latina demonstra a força da marca global. A gamescom mostra um alcance impressionante em todo o mundo. Ela atraiu grandes multidões e os principais players da indústria. Como pretendido, a gamescom latam funciona para complementar perfeitamente o portfólio internacional da Koelnmesse, alcançando ainda mais o ecossistema de jogos. Estamos muito orgulhosos desta estreia no Brasil e esperamos muitos eventos que virão”, disse o CEO da Koelnmesse, Gerald Böse.

“O grande sucesso da gamescom latam deste ano é o primeiro passo impressionante para se tornar um dos maiores eventos globais da indústria de jogos. Foi emocionante para os fãs e frutífero para visitantes, empresas e parceiros internacionais. Graças a todas as equipes de todos os parceiros que fizeram um excelente trabalho nesta primeira edição”, disse Felix Falk, diretor-geral da game — Associação Alemã da Indústria de Jogos e proprietário da marca da gamescom.

“Estamos extremamente contentes por esta primeira gamescom latam. O resultado foi acima da expectativa, tanto em visitação de público geral, como na área de negócios, sendo um marco para a indústria de games da América Latina. Tivemos feedbacks positivos de expositores internacionais, refletindo em renovações para a edição 2025, nos dando ainda mais confiança de um evento grandioso no próximo ano”, disse Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil.

“A realização da primeira gamescom latam foi um sucesso. Estamos felizes com os resultados. Entregamos um evento com grandes anúncios, parceiros e com o DNA da gamescom, mas também focado no público latino-americano que marcou presença no evento. Para 2025, nosso foco é melhorar e continuar crescendo junto da indústria de games no continente”, comentou Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company.

Crédito: Divulgação

A gamescom latam 2024 contou com 17 content partners: Atari, Bandai Namco, CipSoft, Epic Games, Fellow Traveler, Frost Giant Games, Google Play, Gravity, Honor of Kings, Nintendo, SEGA, Square Enix, Supercell, TecToy, Ubisoft, Warner Bros. Games e Whitethorn Games.

O evento também foi um importante polo de negócios: quase dois mil profissionais de 66 países, representando 1.020 empresas vieram à gamescom latam em busca de oportunidades de acordos e investimentos.

Ao todo, 11.982 reuniões foram solicitadas e a expectativa é de mais de U$ 200 milhões em perspectiva de novos negócios.

Com 226 horas de conteúdo programadas, a gamescom latam permitiu que os participantes conhecessem a visão da indústria e seu futuro com algumas das figuras internacionais mais relevantes.

Os participantes puderam acompanhar 194 painéis (62 foram transmitidos) liderados com 434 palestrantes.

Os palestrantes incluíram David Alpert, produtor de The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment; Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty; Pawel Sasko, diretor associado de jogos da CD PROJEKT RED; Mike Foster, gerente sênior de contas globais da Sony Interactive Entertainment; e Tim Morten, CEO da Frost Giant Games, entre muitos outros.

Crédito: Divulgação

Mais de 314 canais de comunicação de todo o mundo participou do evento, além dos parceiros de mídia brasileiros e internacionais que acompanharam a gamescom latam, como IGN Global (EUA), Gamersky (China), Terra, IGN Brasil, The Enemy, Rádio Mix, PlayTV, Canal Woohoo, Meu Playstation, We Super OOH, 3D Juegos (México) e Cultura Geek (Argentina).

De 26 a 30 de junho, quatro milhões de pessoas acompanharam o evento através das transmissões ao vivo, desde a gamescom latam countdown até os painéis liderados por palestrantes da indústria.

gamescom latam 2024 em números

  • Mais de 100 mil pessoas de mais de 70 países;
  • Cerca de dois mil visitantes na área B2B, 66 países internacionais;
  • 13 patrocinadores;
  • 1.020 marcas presentes no evento de 54 países;
  • 73 expositores e 51 co-expositores;
  • 47 espaços de experiência de parceiros;
  • Mais de 200 publishers (76 publishers expondo conteúdo para o público final);
  • Mais de 700 estúdios na área B2C e B2B;
  • Mais de 400 jogos para testar e 81 lançamentos;
  • 25 mil metros quadrados;
  • 16 áreas proprietárias;
  • 226 horas de conteúdo;
  • 434 palestrantes em cinco dias;
  • 4.724.215 milhões de visualizações das transmissões online nos canais oficiais (sem incluir conteúdos retransmitidos de criadores parceiros);
  • Participaram mais de 1 mil criadores de conteúdo;
  • 25 parceiros de mídia de três continentes;
  • 314 canais de comunicação compareceram para cobrir o evento.

Sob a chancela do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, a gamescom latam tem patrocínio do Banco do Brasil, da Sabesp e da TNT Energy; apoio da essence cosmetics, O Boticário e Acer; parceria B2B com a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; realização Omelete&Co, Koelnmesse, game, gamescom latam, SPcine, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Associação Paulista dos Amigos da Arte, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo