A nova canção do artista guarani mbyá, Owerá, fala de Yvyrupa.
Na língua guarani, a palavra-título do single, ouça no fim da matéria, evoca aquilo que nos circunda, o meio que a gente ocupa e aqueles que também fazem parte dele.
Seja a família, os amigos, os animais com que convivemos, as árvores, os rios, os mares, os locais que frequentamos.
Em um mundo cada vez mais violento, acelerado, desconectado de tudo o que nutre a alma, a conexão com o espírito e com a natureza fica em segundo plano e Owerá lembra como isso pode ser prejudicial para quem busca a paz em harmonia com a rotina.
“É preciso que as pessoas se conectem de maneira profunda com o que elas têm de mais sagrado para perceberem a importância de preservar o seu yvyrupá”, diz o artista.
A faixa, produzida por Diego Guimarães, foi trilha da campanha All Amazônia, do Banco do Brasil, transmitida na TV aberta, em 2023.
Com um EP e dois discos já lançados, aos 24 anos, Owerá reivindica o respeito aos povos originários e a demarcação das terras, além de levar mensagens de apoio ao seu povo.
Guiado pela força espiritual que o guia, segue a sua jornada se apresentando de norte a sul no Brasil e também fora do país, já esteve na ONU (NY), no Grammy Museum, no Central Park (NY) cantando a música Rap Nativo com Alok e quando apresentou a canção Canções de Nhanderu com BaianaSystem, durante o Festival Pororoca, também no Central Park (NY).
Ouça o single abaixo: