A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu no dia 06/02, às 15h, as inscrições para 23.322 vagas do Vestibular anual 2024, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 08/04/24, às 21h, e devem ser feitas pelo site da universidade.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 26/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 21/05, a partir das 15h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2024.
Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.610 vagas para o Provão Paulista.
Os aprovados também ingressam em julho.
O custo da inscrição é de R$ 52,00.
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula.
No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.
Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, 2022 e 2023, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.
Caso a nota do ENEM 2023 não seja divulgada até o dia 08/04, não valerá para esse processo seletivo.
No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
Das 15h do dia 06/02, até às 21h do dia 16/02, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) puderam solicitar isenção da taxa.
No mesmo período, também foi concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, conforme a Lei Estadual n.º 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, ao nível de graduação ou pós-graduação que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados.
Os benefícios são concedidos no site do vestibular.
O candidato poderá obter confirmação do pagamento e a efetivação de sua inscrição, no portal da universidade, na “Área do Candidato”, após dois dias úteis, em relação a boleto bancário.
Também há outras formas de pagamento relacionadas no site.
Para qualquer outra informação ou dúvidas, deverá contatar a central de teleatendimento da FAT, em dias úteis, das 8h às 20h, pelo telefone (11) 3471-6100.
Outra opção é o atendimento eletrônico 24h (para enviar uma mensagem, basta acessar a “área do candidato” informar CPF e senha de cadastro, o ícone “ajuda” aparece ao lado direito).
O gabarito oficial será divulgado em 27/05, a partir das 15h, no site do vestibular.
A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 25/06, a partir das 15h.
Cursos
No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos).
Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos. Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração).
Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).
Segundo o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o modelo de ingresso por Eixo garante ao discente mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares.
“Nossas atividades são pautadas para apoiar o aluno em seu processo de formação, garantir a qualidade e preparar o profissional para o mercado de trabalho”, afirma.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.
Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo.
No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas.
Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube.