Written by 07:24 Lifestyle, Notícias, Saúde e medicina Views: 5

Implantes dentários: Principais cuidados com pós-operatório

O cirurgião-dentista Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e embaixador da S.I.N. Implant System, listou cinco cuidados principais após a cirurgia.

Foto ilustrativa de uma dentista realizando procedimentos dentais.

Muitos pacientes ficam surpresos quando descobrem que o pós-operatório da cirurgia de implantes dentários está longe de ser um bicho de sete cabeças. 

“Embora os implantes não exijam cuidados complexos, é muito importante seguir as recomendações do dentista à risca”, diz o cirurgião-dentista Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e embaixador da S.I.N. Implant System.

“Dessa forma, o processo de recuperação deverá ocorrer sem problemas. E na presença de qualquer dúvida, o paciente deve sempre contatar o especialista”, conclui. 

Confira, a seguir, 5 recomendações do dentista para o pós-operatório de implantes dentários:

Tenha uma alimentação pastosa e fria nas primeiras 48 horas

Imagem ilustrativa – Crédito: Getty Images

Priorize alimentos macios e de temperatura mais baixa, pois eles proporcionam conforto durante a alimentação e funcionam como uma compressa, contribuindo para atenuar o edema e estimular a redução do sangramento na região operada.

Evite falar nas primeiras 48 horas

Imagem ilustrativa – Crédito: Getty Images

A atividade dos músculos da mastigação e da fala pode comprometer o pós-operatório, interferindo no processo de cicatrização.

“Manter o máximo de silêncio possível nesse período é uma medida preventiva que ajuda a garantir uma melhor recuperação”, diz o especialista.

Não realize esforços físicos nos primeiros três dias após a cirurgia

Imagem ilustrativa – Crédito: Getty Images

Atividades físicas intensas podem resultar em sangramento adicional e prejudicar o processo de recuperação.

“O repouso nas primeiras 72 horas é essencial para permitir que o corpo se recupere de forma mais tranquila”, diz Lago.

Evite cuspir

O ato de cuspir pode desorganizar o coágulo formado na região operada, levando a sangramentos pós-operatórios.

“Preservar a integridade do coágulo é fundamental para a correta cicatrização e minimização de complicações”, diz o dentista.

Faça uso dos medicamentos prescritos

Imagem ilustrativa – Crédito: Getty Images

Ouso correto das medicações prescritas pelo dentista ajuda a controlar a dor, reduzir a inflamação e prevenir possíveis infecções.

“Ignorar ou modificar a prescrição do dentista, alterando doses ou horários, por exemplo, pode resultar em complicações e prolongar o tempo de recuperação”, alerta Lago.

“Por isso, siga à risca as orientações do profissional com relação aos remédios, para garantir uma recuperação eficaz e sem preocupações”, conclui.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo