Crédito da foto principal: @blinia.m.
A Heineken®, marca que se conecta com moda, arte e comportamento, lança uma colaboração inédita que valoriza a moda periférica e a ancestralidade.
A iniciativa reúne a designer Ana Clara Watanabe, fundadora da WTNB, e a criadora e pesquisadora cultural Rafaela Pinah, idealizadora do Coolhunter Favela — projeto que mapeia e traduz tendências surgidas nas periferias brasileiras.
O resultado desse encontro de talentos, patrocinado pela Heineken®, é agora mostrado em exposição na Casa Tok, localizada na comunidade de Realengo, no Rio de Janeiro.
A exposição reúne peças da WTNB e elementos visuais que fazem referência à comunidade de Realengo, conectando ancestralidade, modernidade e novas expressões culturais.
A mostra ficará aberta ao público gratuitamente de terça a sábado até 20 de dezembro, das 11h00 às 20h00, na Rua Jaime Vignole, 100 — Realengo, Zona Oeste do RJ.
Esta colaboração começou em Pindamonhangaba (SP), no sítio Motoko-Teruaki, da família de Ana Clara.
O local abriga um projeto de agrofloresta que produz parte das matérias-primas usadas pela WTNB.
Depois dessa imersão, Ana Clara e Rafaela seguiram em um processo de troca e criação conjunta, que deu origem à coleção, apresentada inicialmente no OcupaTok, no Rio de Janeiro, em outubro deste ano.
Mais do que uma collab entre duas criadoras, o projeto simboliza o encontro de dois territórios: o interior paulista, marcado por tradição familiar e produção manual, e a periferia carioca, viva em cultura, narrativas próprias e força comunitária.
“A Heineken® reafirma seu compromisso com iniciativas que movimentam a cena cultural e ampliam o alcance de diferentes nichos ao apoiar esse tipo de parceria. Mais do que isso, atuamos para abrir caminhos para que artistas como Ana Clara Watanabe e Rafa Pinah sejam reconhecidas nacionalmente, ocupem novos espaços e tenham suas narrativas valorizadas para além de seus territórios de origem”, afirma Adriana Teixeira, Head of Brand PR, Communities & Influence Marketing da Heineken® Brasil.
“Essa colaboração representou uma oportunidade de unir diferentes trajetórias em um processo construído a muitas mãos. Foi um exercício de escuta, respeito e criação coletiva, onde cada escolha partiu de um propósito em comum e do desejo de gerar conexões verdadeiras”, comenta Ana Clara Watanabe, fundadora e designer WTNB.
“Foi incrível fazer esse trabalho com Ana Clara Watanabe e Heineken® para construirmos novas pontes entre duas culturas tão diferentes e que se encontram em um lugar superpotente. Poder tirar a moda de um território e levar para outros lugares, outras atmosferas, é um caminho e avanço, que já é o que a gente faz no Coolhunter Favela em Realengo. Foi poderoso demais estar mais uma vez com essa potência global que é a Heineken® incentivando duas marcas tão potentes no cenário de cultura e moda brasileira”, completa Rafaela Pinah, idealizadora do Coolhunter Favela.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.






