Crédito da foto principal: Divulgação.
As artistas plásticas Gloria Conforto e Dirce Fett abriram ontem (10) a exposição Dois Olhares no Centro Cultural Correios RJ.
Com curadoria de José Ricardo Barbosa dos Santos, a exposição apresenta pinturas que convidam a uma viagem introspectiva, na emoção da contemplação de obras tão diversas em concepção, forma e técnica, mas que se harmonizam pela beleza e instigação.
Gloria e Dirce desenvolveram com o artista e mestre Orlando Mollica uma extensa pesquisa na pintura como potentes coloristas, e essa união ocorre após essa experiência de mais de dez anos de formação intensa, desenvolvendo a partir daí leituras diferentes.
Gloria Conforto apresenta trabalhos da Série Silêncio, pinturas a óleo sobre tela com trabalhos em pequenos formatos, que forçam o espectador a mergulhar na contemplação, no mesmo silêncio interior que gerou a produção das obras, onde todas as paisagens retratadas são fictícias, mas derivam da emoção da artista que as imagina como objeto contemplativo.
Dirce Fett traz cores fortes, com muita expressão, provocando um choque de emoção para quem adentra a sala em penumbra, com iluminação apenas em foco sobre as telas.
Seu trabalho, em grandes formatos, explora o paradoxo entre padrão e gesto pictórico, além da relação entre figura e fundo.
As figuras emergem ou se dissolvem no fundo, tratado como manchas, enquanto as figuras são camadas espessas de tinta em harmonia contrastante.
A exposição poderá ser visitada até o dia 17 de janeiro de 2026, de terça a sábado, das 12h às 19h, com entrada franca e censura livre.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.






