Written by 07:27 Cultura, Cursos, Workshops e +, Notícias, TV, Filmes e Séries Views: 8

FRAPA abre inscrições para concurso de roteiros e argumentos

Competição do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre traz prêmios em dinheiro e mentorias para projetos vencedores.

Banner de divulgação de concurso da FRAPA.

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Roteiros e Argumentos do 12º FRAPA — Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre.

Considerado o maior do gênero da América Latina, o evento reúne anualmente na capital gaúcha centenas de roteiristas de todo o Brasil, além de convidados internacionais.

O festival acontece de 4 a 8 de novembro de 2024, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Concurso de Roteiros tem o objetivo de reconhecer e qualificar bons roteiros originais de ficção ainda não produzidos em duas categorias: Longa-Metragem e Piloto de Série, contribuindo com seu desenvolvimento, garantindo sua visibilidade e criando oportunidades para sua eventual realização.

Com finalidade semelhante, o Concurso de Argumentos recebe argumentos originais de longa-metragem de ficção ainda não roteirizados. 

Ao longo de mais de uma década, o FRAPA acumula cases de roteiros finalistas de seus concursos que se transformaram em filmes de impacto nacional e internacional.

Como exemplos recentes, estão Levante, roteiro de Lillah Halla e María Elena Morán, premiado no Festival de Cannes em 2023; e Deserto Particular, roteiro de Aly Muritiba e Henrique Santos, indicado do Brasil para a disputa ao Oscar em 2022.

O Festival também dá continuidade ao já tradicional FRAPA[LAB], laboratório de roteiros feito em coprodução com o Projeto Paradiso,que chega à sua sexta edição e reúne os finalistas do Concurso de Roteiros.

Os escolhidos receberão consultoria de profissionais convidados do mercado audiovisual.

O vencedor do Concurso de Argumentos também garante uma vaga no FRAPA[LAB] do ano seguinte.

Ambos os concursos distribuem prêmios em dinheiro de R$ 5 mil aos vencedores, licenças do software de roteiro WriterDuet, bolsas para cursos do b_arco, anuidade como associado/a da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), análise de público, tendências e espaço de mercado oferecida pela Zordon Analytics e troféu, além de outras premiações.

As inscrições para o Concurso de Roteiros e Argumentos têm preços promocionais do primeiro lote até 31 de março.

Ainda no mesmo mês, estará à venda a Credencial, que dá acesso à toda a programação do festival, com valores especiais de 25 de março a 2 de junho ou até esgotarem 100 unidades.

Aproximando roteiristas e players de mercado, a Rodada de Negócios recebe projetos a partir de 13 de maio.

Associados/as da ABRA têm 10% de desconto em todas as categorias.

Com o apoio de instituições como a ABRAConspiração e Projeto Paradiso, o FRAPA é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes e tem direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo