Written by 07:21 Cultura, Entretenimento e Esporte, Educação, economia e sustentabilidade, Notícias Views: 13

Festival Chopin apresenta grandes pianistas do mundo em São Paulo

As apresentações de Alexander Kobrin, Martín García García, Kamil Pacholec, Eduardo Monteiro e Eva Gevorgyan acontecem na Sala São Paulo, Theatro Municipal, Theatro São Pedro, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e no Teatro B32.

Dia 3 de setembro, domingo, acontece o concerto de abertura do Festival Chopin com o russo-americano Alexander Kobrin na Sala São Paulo.

Chamado pela BBC de “Van Cliburn de hoje”, o pianista teve o álbum Schumann, lançado pela Centaur Records, incluído no Top 5 em 2015, pela Fanfare Magazine.

Em 2005, foi premiado com Medalha de Ouro Nancy Lee e Perry R. Bass no 12º Concurso Internacional de Piano Van Cliburn.

Venceu o 1º lugar no Concurso Internacional de Piano Ferruccio Busoni, no Concurso Internacional de Piano Hamamatsu e no Concurso Internacional de Piano Escocês em Glasgow.

Festival Chopin, que acontece de 3 a 30 de setembro, é promovido pela Sociedade Chopin do Brasil e acontece em parceria com o Instituto Chopin de Varsóvia e conta com patrocínio da Casa Sangusko da Cultura Polonesa.

“O nosso Festival Chopin, porque quando ele começar, sei que todos vão estar presentes, todos vão participar, então ele já vai deixar de ser o Festival Chopin e será o nosso Festival Chopin”, se entusiasma Gloria Guerra, diretora da Sociedade Chopin do Brasil.

Dia 10 de setembro, domingo, toca o espanhol Martín García García no Theatro Municipal de São Paulo.

Em 2021 ganhou dois grandes concursos, 3º lugar no Concurso Chopin de Varsóvia e 1º lugar no Concurso Internacional de Piano de Cleveland.

Dia 17 de setembro, domingo, se apresenta o polonês Kamil Pacholec no Theatro São Pedro.

Em 2016, venceu o 47º Concurso Nacional Polonês de Piano Fryderyk Chopin em Katowice e prêmio de melhor execução de uma obra solo e de um concerto para piano de Chopin.

Em 2018 venceu o Concurso Internacional de Piano em Livorno, o prêmio principal da Eppan Piano Academy — The Arturo Benedetti Michelangeli Prize (Itália) e foi semifinalista do 1º Concurso Internacional Chopin de Instrumentos de Época em Varsóvia.

Dia 24 de setembro, domingo, o brasileiro Eduardo Monteiro toca com um quinteto de cordas na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

Em 1989 o pianista recebeu, por unanimidade, o 1.º lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, e prêmio de melhor intérprete de Beethoven.

Monteiro toca com o quinteto do São Paulo Chamber Soloists formado por Alejandro Aldana, 1.º violino; Matthew Thorpe, 2.º violino; Gabriel Marin, viola; Rafael Cesário, violoncelo e Pedro Gadelha no contrabaixo.

Dia 30 de setembro, sábado, às 20h, o festival terá a mais jovem pianista, a russa-armênia Eva Gevorgyan no Teatro B32.

Com apenas 19 anos, rapidamente se estabeleceu como um dos talentos mais promissores no mundo pianístico.

Tem 40 prêmios em concursos internacionais de piano e composição nos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia, incluindo o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Piano de Cleveland para Jovens Artistas, nesta mesma competição, recebeu um prêmio especial pela melhor interpretação de Bach.

Pela sua performance da música de Chopin, foi agraciada com o Grand Prix no Concurso Internacional de Chicago.

Foi laureada no Concurso Internacional de Piano de Moscou e no Concurso da Orquestra Nacional da Rússia em 2021.

Festival Chopin terá dois eventos complementares, uma masterclass de Alexandre Kobrin na Sala São Paulo e uma Mesa Redonda na Universidade de São Paulo (USP).

(Visited 13 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo