Written by 11:15 Cultura, Cursos, Workshops e +, Exposição, Mostra e Festival Views: 15

Exposição promove debate sobre arte e bem-estar em Niterói

A exposição Impressão-Luz promove uma discussão entre a artista Marcela Lanna, a curadora Angelina Accetta e a psicóloga Flavia Pitella.

Imagem-montagem com banner de divulgação do evento.

A exposição Impressão-Luz promove o bate-papo A Importância da Arte para o Bem Estar, com a participação da artista Marcela Lanna, da curadora Angelina Accetta e da psicóloga Flavia Pitella, fundadora do projeto Terapia Pra Tds, no próximo dia 24 de agosto, sábado, a partir das 15h, no Espaço Cultural Correios Niterói–RJ, apontando que a criação artística pode melhorar a saúde mental, assim como atividades como assistir a apresentações ou visitar museus, em meio às experiências sensoriais provocadas pelas obras da artista.

Essa relação entre arte e bem-estar não é nenhuma novidade: muitas pessoas encontram nas expressões artísticas, como a dança, a escrita, a pintura, uma forma de manter mente e corpo sãos em meio à correria e o estresse do dia.

Os benefícios parecem ser tão positivos que hoje já é possível encontrar muitos estudos sobre a relação entre arte e bem-estar na manutenção da saúde.

O bate-papo vai trazer uma série de evidências que mostram que a prática de atividades artísticas tem um impacto positivo em uma variedade de condições de saúde, como qualidade de vida, autoestima, bem-estar, conexões sociais, entre outras.

Sobre a Exposição Impressão-Luz

A mais nova exposição da artista visual Marcela Lanna, Impressão-Luz, pode ser visitada no Espaço Cultural Correios Niterói, prometendo ser uma experiência sensorial única, trazendo ao público a série Espatuladas, apresentada pela primeira vez em sua totalidade, onde utiliza exclusivamente espátulas, ricas em tinta, para criar paisagens vibrantes e tridimensionais.

Suas obras transcendem a simples observação estática, convidando o público a explorar múltiplos ângulos perceptivos e revelando novas dimensões de cor, luz e intensidade.

A curadoria de Angelina Accetta destaca a habilidade única de Marcela em transformar paisagens ou passeios cotidianos em obras que capturam a essência da luz e da natureza de maneira impressionante.

A artista utiliza técnicas inspiradas no pontilhismo, a qual ela chama de “tracilhismo” (traços), e no pós-impressionismo, criando uma conexão profunda entre realidade e abstração por meio de gestos “tracilhados” e texturas carregadas.

Marcela Lanna não apenas impressiona com sua “marca registrada”, a técnica de espatuladas, mas também com sua trajetória artística diversificada e premiada.

Acadêmica da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA), ela possui uma vasta experiência em pintura, escultura, desenho e ilustração, tendo participado de várias exposições e feiras de arte, além de ministrar cursos e palestras sobre psicologia das cores e criatividade.

(Visited 15 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo