Written by 10:23 Notícias, Saúde e medicina Views: 4

Estudo aponta relação entre câncer e ultraprocessados

Estudo da Nupens e do FMUSP aponta relação no aumento de risco para de 25 tipos da doença, saiba como prevenir com alimentação equilibrada.

Um estudo recente conduzido pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) e o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) trouxe à luz a preocupante relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o aumento no risco de desenvolvimento de 25 diferentes tipos de câncer.

Os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por múltiplos processos de industrialização e possuem uma abundância de aditivos químicos em sua composição.

Alguns exemplos comuns incluem refrigerantes, embutidos, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e comidas prontas congeladas.

O estudo demonstrou que o consumo excessivo desses produtos aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo os de mama, próstata, cólon e pulmão.

A pesquisa também apontou que essa relação se mantém mesmo após ajustes para fatores de risco conhecidos, como tabagismo e obesidade.

Em contrapartida, o material divulgado reforça a importância de uma alimentação equilibrada e rica em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais.

Esses alimentos possuem nutrientes essenciais que fortalecem o sistema imunológico e ajudam na prevenção de doenças.

O que há de novo no mercado de alimentos e bebidas?

O mercado de alimentos e bebidas está cada vez mais atento à necessidade de melhorar a alimentação e, consequentemente, muitas marcas estão repensando fórmulas e também lançando produtos para atender essa demanda.

A MadeReal, empresa que produz e comercializa bebidas funcionais e snacks plant-based e veganos, oferece opções saudáveis e minimamente processadas para compor o cardápio. Anninha Baptista, sócia-fundadora da empresa, explica:

“O resultado desse estudo destaca a importância de mantermos uma dieta balanceada e focada em alimentos in natura ou pouco processados, como frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais. Esses alimentos fornecem os nutrientes indispensáveis para fortalecer o nosso sistema imunológico e contribuir para a prevenção de doenças. O objetivo principal da nossa empresa é que as pessoas possam ter um estilo de alimentação mais saudável e consciente, sem deixar de lado os produtos gostosos”.

Entre as opções, o cliente encontra seis diferentes bombs funcionais que trazem combinações variadas de especiarias, com frutas e outros ingredientes que ajudam na indução da imunidade.

Essas bebidas são produzidas por meio de prensagem a frio.

Os produtos criados por meio desse sistema tendem a apresentar características nutricionais, funcionais e sensoriais mais próximas aos ingredientes in natura. 

Além deles, há ainda granolas e crackers que podem incrementar o cardápio.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo