Written by 07:00 Lifestyle, Notícias, Saúde e medicina Views: 4

Como e onde os aminoácidos são utilizados na indústria?

Capsulas de aminoácidos.

Os aminoácidos são blocos de construção essenciais das proteínas e desempenham papel fundamental no funcionamento e bem-estar do organismo.

Alguns são categorizados como essenciais, ou indispensáveis, que por não serem sintetizados naturalmente pelo corpo humano, precisam ser ingeridos via alimentos ou suplementos.

Cada proteína é uma sequência específica de aminoácidos, e a estrutura determina sua função.

Dentre as diversas funções que as proteínas desempenham no corpo, estão a construção e reparação de tecidos, catalisação de reações químicas e transporte de substâncias.

A gerente da Ajinomoto do Brasil, Rosa Yoshimoto, explica onde encontrar os aminoácidos:

“Alguns dos produtos mais comuns que possuem aminoácidos em sua composição são os suplementos, que podem ser de aminoácidos individuais, como, por exemplo, a arginina, glutamina e leucina, e combinações para algum fim específico, como o é o caso do BCAA. Estes suplementos podem promover o crescimento e o fortalecimento muscular, garantindo melhor desempenho atlético, além de apoiar a recuperação pós-exercícios e fornecer apoio a funções específicas do corpo.”, afirma.

Os aminoácidos essenciais também são encontrados em medicamentos para recuperação pós-cirúrgica, fertilizantes para auxiliar no crescimento e saúde de plantas, rações para animais promovendo o crescimento saudável, e até produtos para cuidados com a pele e o cabelo, onde auxiliam na hidratação e fortalecimento.

Já os aminoácidos não essenciais são produzidos pelo corpo, mas também podem ser obtidos por meio da alimentação, é possível encontrá-los em carnes como as de peru, frango e peixes, como salmão, sardinha, vieira, bacalhau e atum.

“Há uma infinidade de utilidades para os aminoácidos e eles estão presentes nos mais variados setores da indústria atual, com foco em contribuírem para a saúde e bem-estar das pessoas.”, finaliza Rosa.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo