Written by 07:16 Lifestyle, Notícias, Pauta PcD Views: 8

Especialista explica significado de ser PcD e seus direitos

Especialista na clínica de crianças com comprometimentos no desenvolvimento e deficiência, explica que entender diversidade é primeiro passo para inclusão.

Foto de Patrícia Stankowich, psicanalista, psicóloga e especialista na clínica de crianças com comprometimentos no desenvolvimento e deficiência.

O termo PcD é a abreviação de Pessoa com Deficiência e abrange uma diversidade de condições, às quais é fundamental compreender.

Segundo Patrícia Stankowich, psicanalista, psicóloga e especialista na clínica de crianças com comprometimentos no desenvolvimento e deficiência, quando se fala em PcD se fala em uma limitação que pode ser física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla.

“Caracteriza-se como PcD quando há uma barreira que limita o indivíduo para realizar algumas atividades quando comparado com alguém que não tem essa condição”, explica.

Conforme a especialista explica, entender essa diversidade na caracterização de PcD é o primeiro passo para se promover uma sociedade mais inclusiva.

E também para conhecer os direitos que essas pessoas têm.

“Há uma gama de benefícios fundamentais amparados por lei. Isso inclui a possibilidade de utilizar o transporte público gratuitamente, a isenção de impostos e a vantagem de pagar meia-entrada em eventos culturais, proporcionando experiências enriquecedoras”, conta Patrícia.

Além disso, ela diz que a Lei Orgânica da Assistência Social assegura o Benefício da Prestação Continuada, oferecendo suporte financeiro essencial.

“Para tratamentos médicos em outras cidades há garantia de transporte e hospedagem, inclusive para acompanhantes, exclusivamente para usuários do SUS. E a prioridade em estabelecimentos públicos e privados é um aspecto crucial, tornando o dia a dia mais acessível e inclusivo. Ressalto que a obtenção desses direitos requer um laudo médico apropriado”, afirma.

Confira melhor as deficiências que se enquadram em PcD:

  • Deficiência física: limitações nos movimentos ou alterações em segmentos do corpo, como paraplegia, monoplegia, tetraplegia, entre outras.
  • Deficiência visual: perda parcial ou completa da visão, englobando casos como cegueira, baixa visão e visão monocular.
  • Deficiência auditiva: perda total ou parcial da capacidade auditiva, abrangendo desde perda bilateral até perda total.
  • Deficiência intelectual: comprometimento da capacidade intelectual abaixo do normal, afetando habilidades como aprendizagem, comunicação e interação social. Inclui diferentes graus, como leve, moderado, severo ou profundo, com condições como síndrome de Down, autismo, entre outras.
  • Deficiência múltipla: quando uma pessoa possui dois ou mais tipos de deficiências.
(Visited 8 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo