Best-seller do Sunday Times, Tinta Sangue Irmã Escriba, livro de estreia da autora Emma Törzs, é lançado no Brasil pela coleção Minotauro da Editora Planeta.
A obra narra a história de duas meias-irmãs, separadas pelo tempo, que precisam se reencontrar após a morte do pai. Elas são encarregadas de guardar a biblioteca mágica da família, mas, para além do zelo do local, acabam precisando trabalhar juntas para desvendar um segredo mortal que coloca em risco a vida de todos.
A história inicia mostrando as meias-irmãs, Joanna e Esther, afastadas e com vidas diferentes. Joanna mora na casa que viveu na infância e é a única protetora dos livros mágicos, por isso, não pode sair por muito tempo.
Esther passou anos viajando e se estabeleceu em uma estação de pesquisa na Antártica, porém, ao presenciar uma matança na base, ela descobre que está sendo caçadas pelas mesmas pessoas que buscam a biblioteca de sua família.
Além das protagonistas, há um terceiro personagem marcante para o decorrer da história. Nicholas é guardião de outra biblioteca mágica e é o último escriba, pessoas que através do sangue detém o poder de escrever magias.
Quando os caminhos são entrelaçados, acabam se envolvendo em uma história sombria de mentiras e segredos.
Para conferir singularidade aos personagens, Törzs escreve cada ponto de vista com um tom diferente.
A visão de Joanna é escrita como um conto de fadas, já de Ester possui um estilo contemporâneo com diálogos espontâneos, enquanto Nicholas detém um tom acadêmico.
Em cada capítulo, as irmãs recordam memórias da infância, recriando cenários de quando a família era unida até o momento em que a ambição e a busca pelo poder os separam.
Expondo os segredos em doses homeopáticas, a autora entrelaça a narração com um tom divertido, ao mesmo tempo que utiliza figuras sombrias.
Emma Törzs combina elementos contemporâneos com clássicos dos contos de fadas, passando sutilmente por encantamentos, espelhos mágicos até atingir problemas familiares reais.
Tinta Sangue Irmã Escriba é uma história de lealdade e traição familiar que transporta os leitores e leitoras para um mundo onde a magia é real e que transcende as páginas e transborda a imaginação.
“Acompanhe este romance até onde ele pode nos levar, e você ficará perdido em meio a um feitiço encantador. Um livro mágico sobre livros mágicos, e pessoas que acabam emaranhadas ao lê-los.”, escreveu Marlon James, autor de Leopardo negro, lobo vermelho.