Written by 07:10 Cultura, Música, Notícias Views: 10

Duo Música de Interior lança novo álbum celebrativo

Com arranjos de Rafael Cardoso e interpretação de Aniela Rovani, Pés na Terra celebra a tradição caipira com muita originalidade.

Foto do Duo Música de Interior formado por Aniela Rovani e Rafael Cardoso.

Refinando raízes e rompendo fronteiras, o duo Música de Interior, renomado pelo casamento harmonioso entre tradição caipira e inovação musical, lançará nesta sexta-feira (29/03), pela Passo Firme, o álbum Pés na Terra, uma ode autêntica à vida no campo e às tradições caipiras.

Com repertório totalmente autoral, a produção reúne todos os singles lançados em 2022 e 2023, além de outras quatro canções inéditas, todas marcadas pela inspiração na raiz caipira, com arranjos profundos elaborados por Rafael Cardoso e a interpretação envolvente de Aniela Rovani.

A ideia de Pés na Terra surgiu em 2022 e, desde então, os singles constroem essa caminhada resultando no álbum, refletindo a visão característica do duo, criando uma conversa e uma conexão do cotidiano do casal e a natureza com o universo da cultura caipira.

Os destaques de Pés na Terra ficam para Filosofia Caipira, com participação especial de Zé Mulato e Cassiano; a intrigante A Cruz do Muladeiro (faixa bônus), com narração de Jackson Antunes e Gil Vicente no Pagode, que transcendeu as fronteiras da música caipira, trazendo uma fusão única entre a tradição brasileira e a riqueza poética do grande dramaturgo português Gil Vicente.

Desde sua estreia como single, Filosofia Caipira conquistou o coração do público, convidando o ouvinte a uma reflexão profunda sobre valores, princípios e o comportamento humano.

“Esse álbum representa para nós o local de onde viemos, o ponto de partida da música e da cultura caipira, das nossas referências, nossas memórias, do que temos como base do território da música caipira, como o berrante, a chaleira, o fogão a lenha”, afirma Rafael Cardoso, mestre em performance musical pela Unicamp e graduado na Faculdade de Artes Alcântara Machado.

Dessa forma, com base na origem do casal que vive hoje na área rural de Atibaia, interior de São Paulo, cenário que inspira as músicas e toda produção do Duo, Cardoso ressalta que a participação da dupla caipira Zé Mulato e Cassiano e a presença do ator Jackson Antunes, em termos de representatividade, fazem parte do imaginário do que é o caipira brasileiro.

“Assim, Pés na Terra possibilita ancorar, enraizar o lugar de onde partimos com a Música de Interior”, pontua.

Inéditas

Pés na Terra apresenta quatro canções inéditas: Velho Berrante, Trem da Vida, Estrada de Terra e Fogão de Lenha que prometem emocionar, unindo ricas melodias a memórias intrínsecas da vida rural, como o carro de boi, o berrante, o fogão à lenha e o saudoso trem.

“As canções do novo álbum são muito fortes, pois me trazem muitas memórias lindas que tive a oportunidade de viver. Velho Berrante, por exemplo, me traz o som maravilhoso que meu tio faz soar até hoje no berrante que ele tem desde minha memória mais antiga da infância”, detalha Aniela Rovani,formada em canto erudito, piano e regência pelo Conservatório de Tatuí e pós-graduada em música popular pela Faculdade Santa Marcelina.

Quanto à música Minha Herança, Aniela conta que lhe remete à chaleira de ferro que ganhou de seu avô e que está há muitas gerações na família.

“O fato de todas as canções serem duetadas me faz reverenciar meu pai, um grande segundeiro. A música Trem da Vida traz a cena da mesa posta para o café preparado pela mãe, com muito carinho e dessa cena, me vem os dias que passei brincando na beira do rio Mogi-Guaçu e aprendendo a fazer bolo com minha mãe e minha avó. Então, num modo geral, me parece que esse álbum chegará ao coração de muita gente cheio de calor, da mesma forma que me aquece e emociona”, declara.

Tradição e originalidade

O duo Música de Interior permanece como uma luz guia na cena musical brasileira, com uma trajetória marcada por prêmios e reconhecimento público, solidificando sua posição como uma força que vai além do convencional.

Com mais de um milhão de visualizações em seu canal no YouTube, o duo trilha um caminho sólido de sucesso desde sua estreia, vencendo o II Festival da Canção Brasileira promovido pelo SESI em 2019.

Os artistas também foram premiados em festivais conceituados, como o Festival Causo e Viola (2020 e 2022) e o Festival João Pacífico (2023), o que atestam a consistência e qualidade de seu trabalho.

Em 2023, os artistas circularam por todo o interior paulista com apoio do ProAC Editais, levando o repertório caipira para diversas cidades e incentivando a formação de público ao ministrarem oficinas de composição para o público infantil, adolescente e adultos.

Com a mistura de tradição e originalidade, o duo Música de Interior promete mais uma vez encantar os ouvintes, buscando novos horizontes para a música brasileira.

O álbum Pés na Terra estará disponível nas plataformas de streaming no dia 29/03 com as canções Velho Berrante (Rafael Cardoso/Miguel Della Viola); Velha Viola (Rafael Cardoso/Gilson Clemente); Fogão de Lenha (Rafael Cardoso/Miguel Della Viola); Filosofia Caipira — feat. Zé Mulato e Cassiano (Rafael Cardoso); Estrada de Terra (Rafael Cardoso/Gilson Clemente); Minha Herança (Rafael Cardoso/José Zanini); Trem da Vida (Rafael Cardoso/Marcus Vinicius de Paula); Gil Vicente no Pagode (Rafael Cardoso/Edmilson Zambaldi/Aniela Rovani); Reinado Caipira (Rafael Cardoso/Aniela Rovani) e a faixa bônus A Cruz do Muladeiro — feat. Jackson Antunes (Rafael Cardoso/Edmilson Zambaldi).

(Visited 10 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo