Written by 07:08 Lifestyle, Notícias, Social Views: 1

Diversidade e Inclusão segue como tendência de RH para 2024

Apesar de ser visto como tendência, um estudo conduzido pela PwC mostrou que as organizações ainda não incorporaram efetivamente práticas de Diversidade & Inclusão.

DXiversas pessoas faezndo uma reunião de trabalho.

Crédito: Pexels

Conforme indicado pela pesquisa global conduzida pela PwC, que analisou os programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) em corporações ao redor do mundo, as empresas situadas na América do Sul e Central estão enfrentando desafios ao transformar estratégias DE&I em ações concretas. 

Embora 80% das organizações afirmarem que DE&I é um valor central ou uma área prioritária, 38% dos entrevistados ainda percebem a diversidade como um obstáculo ao crescimento profissional dos funcionários, evidenciando a persistência de preconceitos.

“Profissionais diversos trazem com eles uma variedade de experiências, habilidades e perspectivas, e as empresas precisam reconhecer que essa diversidade impulsiona a inovação e a resolução de problemas”, destaca a CEO da PlureJhenyffer Coutinho.

No cenário dinâmico do mundo corporativo, a busca pela diversidade e inclusão se destaca como uma das principais tendências de Recursos Humanos para o ano de 2024.

Empresas buscam promover ambientes de trabalho mais representativos e inclusivos, reconhecendo a importância da diversidade para o sucesso organizacional.

No entanto, a implementação efetiva dessa tendência ainda enfrenta desafios consideráveis.

Muitas empresas se veem diante da necessidade de ajustar suas práticas de recrutamento para atrair talentos diversos.

O entendimento de que a diversidade não é apenas uma obrigação ética, mas também uma vantagem competitiva, está se consolidando, mas a mudança de paradigma nas estratégias de recrutamento e seleção exige um ajuste cultural nas organizações.

Apesar do impulso em direção a essa tendência, muitas organizações ainda enfrentam obstáculos na criação de ambientes inclusivos e equitativos.

Desafios como o viés inconsciente, a falta de treinamento adequado para líderes e a resistência a mudanças podem criar barreiras para a implementação efetiva da diversidade no local de trabalho.

Por isso, especialistas em RH enfatizam a importância de programas de treinamento contínuo, políticas inclusivas e uma liderança comprometida com a promoção de uma cultura diversa.

“A adaptação efetiva a essa tendência não é apenas uma questão de conformidade, mas uma estratégia essencial para garantir a competitividade e o sucesso a longo prazo no mundo empresarial diversificado e globalizado de hoje”, pontua a CEO da Plure.

Como as empresas podem se adaptar?

Mas afinal, como então as empresas podem se adaptar e aperfeiçoar a frente de Diversidade & Inclusão

  • Adotando práticas de recrutamento que promovam a acessibilidade e inclusão de pessoas, reconhecendo a importância de criar ambientes de trabalho verdadeiramente inclusivos.
  • Reforçar a transparência salarial e o compromisso com a equidade salarial, refletindo a necessidade de remuneração justa para todos os funcionários, independentemente de sua origem ou identidade.
  • Priorizar competências e habilidades específicas além de títulos acadêmicos ou históricos de trabalho, promovendo a inclusão de candidatos talentosos, independentemente de sua trajetória educacional ou profissional.
  • Promovendo lideranças mais diversas, reconhecendo que a representatividade nos cargos de liderança é fundamental para inspirar e guiar uma força de trabalho diversa.
  • Adotando tecnologias de recrutamento que minimizem vieses inconscientes e promovam a igualdade de oportunidades será uma prioridade, destacando a importância da inteligência artificial ética e inclusiva.
  • Criando e promovendo uma cultura organizacional inclusiva como um ponto central nas estratégias de recrutamento, reconhecendo que a diversidade prospera em ambientes onde todos se sentem valorizados e respeitados.

Com o propósito de apoiar as empresas na formulação de estratégias internas e externas mais eficazes e no efetivo engajamento nessas datas, promovendo ações e discussões construtivas para a sociedade, a Plure concebeu o Calendário da Diversidade.

Trata-se de um guia online gratuito que oferece direcionamentos a serem trabalhados e abordados em mais de 40 datas comemorativas.

“O Calendário da Diversidade foi criado para profissionais que desejam abordar as datas relacionadas à diversidade de forma responsável, tática e impactante. Para além de um calendário, este é um recurso para explorar o tema com confiança”, conclui Jhenyffer.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo