Written by 07:09 Lifestyle, Notícias, Saúde e medicina Views: 7

Dengue: quando tomar medicamento pode significar um risco?

Uso de anti-inflamatórios e aspirinas sem as orientações médicas corretas pode levar a complicações e até à dengue hemorrágica.

Imagem ilustrativa de uma pessoa tomando remédio.

Em dois meses, foram mais de 1,3 milhão de casos possíveis de dengue no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Os principais sintomas são a febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, fraqueza e manchas vermelhas na pele.

Nos casos mais graves, dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes, sangramento na mucosa e tontura ao levantar são sinais de alerta.

Como não há um tratamento específico para a doença, recomenda-se muita hidratação, com água e soros orais comprados em farmácias, que repõem, além do líquido, sais minerais.

É comum o uso de dipirona ou paracetamol para minimizar o mal-estar provocado.

Anti-inflamatórios como diclofenaco e ibuprofeno e aspirina devem ser evitados por pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

“Os riscos abrangem desde o agravamento de sintomas até complicações mais sérias, como o aumento do risco de sangramento, pois esses medicamentos podem irritar o estômago e causar danos ao fígado. O uso sem orientação também pode resultar em manejo inadequado dos sintomas, resistência a medicamentos e interferência nos resultados do diagnóstico, além de representar um perigo particular para grupos vulneráveis”, explica a farmacêutica da Prati-Donaduzzi, Keitia Couto

O ideal é procurar serviço de saúde para um diagnóstico preciso da doença.

Testes para confirmar a infecção estão disponíveis em unidades básicas de saúde e em farmácias.

“Manter um acompanhamento regular com profissionais de saúde e seguir rigorosamente as orientações médicas são medidas fundamentais para garantir um tratamento seguro e eficaz”, orienta Keitia.

(Visited 7 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo