Muitas vezes, as pessoas sentem-se impedidas de alcançar seus sonhos devido a crenças limitantes que bloqueiam a prosperidade em suas vidas, conforme explica Elainne Ourives, psicanalista e especialista em reprogramação mental.
Essas crenças, geralmente enraizadas no subconsciente, atuam como barreiras invisíveis que impedem o alcance do pleno potencial.
No entanto, uma técnica poderosa e comprovada cientificamente pode ajudar a identificar e eliminar essas crenças, abrindo caminho para a verdadeira prosperidade e abundância em todas as áreas da vida.
“A reprogramação mental é fundamental para eliminar as crenças limitantes que nos impedem de alcançar a prosperidade. Ao identificar e substituir esses pensamentos negativos, podemos desbloquear nosso verdadeiro potencial e atrair a abundância que desejamos”, afirma, explicando que são ideias, pensamentos ou convicções profundamente enraizados no subconsciente e que levam uma pessoa a acreditar que não é capaz, digna ou merecedora de sucesso, prosperidade e felicidade.
Formadas frequentemente na infância, essas crenças são influenciadas por experiências de vida, educação e intervenções sociais e familiares, podendo se manifestar em diversas áreas do caminho de alguém, como dinheiro, relacionamentos, saúde e carreira.
“O impacto das crenças limitantes em nossa prosperidade é significativo. Quando acreditamos que não merecemos prosperar, que somos incapazes de alcançar sucesso financeiro ou que o dinheiro é algo ruim, enviamos uma mensagem poderosa ao universo que nos impede de atrair a abundância desejada”, conta.
Dessa forma, esses pensamentos atuam como filtros pelos quais percebemos o mundo, limitando oportunidades e bloqueando o fluxo natural de energia e prosperidade.
A especialista cita alguns exemplos de crenças limitantes, que incluem a convicção na escassez, ou seja, a ideia de que há uma quantidade limitada de recursos disponíveis; na falta de merecimento, que faz sentir-se indigno de sucesso, felicidade ou abundância; o medo do fracasso, que é o receio de não alcançar os objetivos ou ser julgado negativamente; a culpa em relação ao dinheiro, associada ao desejo de prosperar financeiramente e à ideia de que o dinheiro é “sujo” ou “mau”; a autoimagem negativa, que limita o reconhecimento do próprio valor e potencial; e o medo do sucesso, que envolve o receio de perder algo importante, como relacionamentos ou identidade pessoal, ao alcançar o sucesso.
De acordo com Elainne, o processo começa com a identificação das crenças negativas que sabotam sua prosperidade.
“Isso envolve uma autoavaliação honesta, examinando profundamente suas percepções sobre dinheiro, sucesso, merecimento e autoestima”, diz a psicanalista.
Uma vez identificadas, o próximo passo é desafiá-las com evidências e argumentos contrários.
“Por exemplo, se você acredita que não é digno de sucesso financeiro, busque exemplos de pessoas em situações semelhantes e que alcançaram a prosperidade. Essas evidências ajudam a enfraquecer a validade das crenças negativas”, completa.
Em seguida, é preciso substituir as crenças negativas por pensamentos positivos e capacitores, utilizando afirmações positivas.
Repetir declarações curtas e afirmativas, como “Eu sou digno de sucesso e abundância em minha vida” ou “Eu mereço prosperar em todas as áreas da minha vida”, ajuda a reprogramar a mente subconsciente.