Written by 08:05 Cultura, Curiosidades da História, Notícias, Teatro • One Comment Views: 4

Cia Àgata de Artes encena a vida de Maria Bonita em SP

Monólogo biográfico de Maria Gomes de Oliveira, uma das mulheres mais famosas da História do Brasil, será apresentado no Centro Cultural Vila Itoró.

Imagem-montagem com banner de divulgação do evento.

Maria Gomes de Oliveira ou Maria Bonita, nasceu na Bahia, foi casada, mulher do lar, abandonou tudo para seguir a vida do cangaço, ao lado de seu companheiro Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião.

Maria Bonita foi a primeira mulher a integrar o bando, que espalhou o terror em vários estados do Nordeste.

O bando de Lampião, que sitiava e saqueava cidades, com muita violência, era acobertado e protegido por figuras importantes da política e da polícia na época, atraindo até mesmo a imprensa internacional na época.

Mesmo assim, para uma parte da população sertaneja, o cangaço encarnou valores como bravura, heroísmo e senso de honra.

A encenação de Maria, A Bonita da Companhia Àgata de Artes, com texto de Silvio Tadeu, apresenta a atriz Gigi Santos encarnando a personagem título, trazendo momentos da sua infância, do primeiro casamento, do encontro com Lampião, o nascimento da primeira filha, perseguição e morte pela polícia do estado de Sergipe.

Encenação acontece no dia 05/07/2024, às 19h.

A insubordinação da personagem diante do machismo da época também é discutida, não obstante, a data de nascimento da personagem coincide com a data de comemoração do Dia Internacional da Mulher, embora haja controvérsias se Maria Gomes nasceu mesmo nesse dia.

O monólogo acontecerá em um espaço também bastante simbólico.

O Centro Cultural Vila Itororó é um espaço público e cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que contempla um conjunto remanescente de edificações construídas nos anos 1920.

A Vila Itororó sempre teve como uso principal a moradia, mas foi tornada patrimônio histórico e desapropriada para fins culturais a partir de 2013.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo