Written by 11:05 Cultura, Exposição, Mostra e Festival, Notícias, Pauta PcD, Pautas sociais Views: 12

CaSa SLAMB reúne mais de 80 artistas e 100 obras em mostra

Exposição apresenta uma centena de obras de artistas e alunos de arte da casa de cultura em São Paulo, sob a curadoria de Lucas Velloso.

Foto de obras exposts na CaSa SLAMB.

Extrapolação, a primeira mostra coletiva de arte na galeria da CaSa SLAMB, disponível até 6 de outubro, aproxima e embaralha uma centena de obras de arte, de crianças e adultos, pessoas neurotípicas ou com Síndrome de Down.

Alguns são alunos de artes do espaço cultural, criado pelos irmãos Alex Slama e Artur Slama, este, professor e também artista expositor, outros integrantes da rede BASA, além de nomes pertinentes ao tema.

Entre os expositores estão o multiartista Arnaldo BaptistaVictor MuszkatJulio Cesar Colosio DantasDaniel Lázaro Pereira SilvaJuarez SiqLuís SóDuda CamargoCarlos DiasAlexandre Cruz SesperJaca, em uma colaboração com Fabio ZimbresJu CoelhoNicholas SteinmetzOswaldo Ruivo e Ricardo Pereira, para citar apenas alguns dos mais de 80 artistas, que realizarão workshops e oficinas, desdobrando, ou extrapolando, a exposição.

“Mais obras do que cabem no espaço expositivo, muito mais perguntas do que é possível responder com uma exposição independente”, diz o curador Lucas Velloso, sobre a exposição que busca intensidade na eterna retomada das questões entre arte e infância, entre arte estabelecida e arte outsider/forasteira.

“Arte rotulada como primitiva, popular, crua, amadora, naif, infantil e louca que, quando adentra o aparato da arte contemporânea, o cubo branco e os olhares atentos para o que está lá dentro, se revela sofisticada, densa e totalmente adequada a participar das discussões de nosso tempo.”

Lucas, que também atua como curador na Gruta e no CANTO, conta que em Extrapolaçãolidamos com fronteiras problemáticas bastante exploradas desde a modernidade, impactadas pela pesquisa de Nise da Silveira e o seu Museu de Imagens do Inconsciente, no Brasil, por Jean Dubuffet [pintor francês, o primeiro teórico da arte bruta] e sua proposta de Arte Bruta e pelas experimentações do grupo COBRA [movimento artístico da vanguarda europeia, criada em 1948, influenciado pela arte popular nórdica, expressionismo e surrealismo], na Europa, entre tantos outros possíveis exemplos. Uma fronteira esporadicamente revisitada pelas maiores instituições de arte do mundo, mas que segue intrigante e não transposta”.

Extrapolação quer extrapolar o panorama atual dessas discussões, partindo de uma rede específica (em expansão) de artistas e de outros agentes atuantes no circuito de arte contemporânea, potencializada por seus afetos e por suas coleções informais de arte. O evento também marca esse período inicial, experimental, livre e desafiador da CaSa SLAMB. Um espaço de arte que está e deseja permanecer, portanto, em sua infância”, finaliza Velloso.

A mostra fica aberta até o dia 8 de outubro na CaSa SLAMB que fica localizada na Rua Mateus Grou, 106, Pinheiros, em São Paulo.

(Visited 12 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo