Written by 07:13 Esporte, Paradesporto e E-sport, Notícias Views: 0

Brasil recebe etapa da Copa Sul-Americana de Escalada 2023

Curitiba sediará o primeiro evento oficial da Federação Internacional de Escalada Esportiva no país.

Banner de divulgação do evento.

Entre os dias 1 e 3 de dezembro, Curitiba irá receber os maiores nomes da Escalada Esportiva da América do Sul.

Atletas de oito países (Argentina, Brasil, Chile, Venezuela, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia) irão brigar por medalhas na etapa brasileira da Copa Sul-Americana de Escalada 2023, disputada apenas na modalidade Boulder.

No total serão quase 60 atletas competindo em Curitiba.

No time brasileiro serão oito homens e oito mulheres, com destaque para os atletas Felipe Ho, melhor atleta sul-americano no Ranking Mundial; Rodrigo Hanada, atual campeão brasileiro de Boulder; Anja Köhler, Top 10 no Campeonato Mundial Juvenil 2023; e Mariana Hanggi, campeã dos Jogos Sul Americanos da Juventude Rosário 2022.

Entre os atletas internacionais destacam-se Valentina Aguado, Alejo Suter e Zoe Garcia da Argentina, Diego Liquerica do Peru e Carlos Granja do Equador, todos participantes dos últimos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, Chile.

O evento, que faz parte de um projeto de desenvolvimento da IFSC na América do Sul, será realizado em duas etapas.

A primeira em acontecerá em Curitiba, no Centro de Treinamento da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) no Parque Olímpico do Cajuru.

Já a segunda etapa acontecerá de 15 a 17 de dezembro, na cidade de Mar Del Plata, na Argentina.

A competição vem se somar a outras ações da IFSC na América do Sul, tais como, a Clínica de Route Setters em 2022 no Equador e o curso de Arbitragem IFSC realizado esse ano, em Santiago, no Chile.

Este é o primeiro evento internacional organizado pela ABEE, sendo também o primeiro no Brasil homologado pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).

“Estamos muito honrados em receber um evento oficial da IFSC no Brasil e contribuir com o desenvolvimento da América do Sul na modalidade. Nosso continente estava carente de um evento desse porte e nível, e esperamos no futuro organizar outras competições internacionais no país, utilizando nossa nova estrutura no Parque Olímpico do Cajuru, prevista para inaugurar em 2024.” explica o presidente da ABEE, Raphael Nishimura.

O evento conta com a parceria da MCS (Marketing Consulting Sports), sendo o segundo produzido em conjunto com a ABEE.

O primeiro foi o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2023, na modalidade Boulder, que alcançou um nível de produção nunca visto em um evento nacional na modalidade.

Para a Copa sul-americana a empresa promete um espetáculo ainda maior!

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo