Em sua programação de shows para o mês de julho, o Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, traz como destaque a apresentação da cantora e compositora Assucena para a Praça da Matriz, no Centro de Tatuí–SP.
O show será gratuito e acontecerá na próxima quarta-feira, dia 24, às 21h.
Em Índia — Tributo à Gal Costa, Assucena homenageia uma das vozes mais importantes da música brasileira ao relembrar, em releituras inéditas, o álbum Índia, lançado por Gal Costa em 1973.
A obra, que se tornou um grande clássico da discografia nacional, reivindica a liberdade da mulher em um período marcado pelas opressões da ditadura militar.
Produzido e dirigido por Rafael Acerbi (violão e guitarra), o show conta também com as participações de Danilo Moura (percussão), Felipe Pizzutiello (baixo) e Anderson Ramos (teclado).
Por que Gal Costa?
Assucena conta que resolveu criar esta homenagem porque Gal Costa fez dela uma mulher “que medita a respeito da época, do corpo, da voz e que deseja cantar um Brasil com o propósito da memória, da formação da consciência e do reencontro com suas raízes e de sua contemporaneidade”, afirma.
Gal Costa faleceu de infarto fulminante, em 9 de novembro de 2022, deixando uma grande lacuna na música nacional.
“Perdemos um cristal divino e profano que atravessou os gêneros da canção brasileira. Tenho o compromisso de zelar por esse monumento da cultura que é Gal Costa. Sem dúvida, uma das cantoras mais importantes de nossa história”, reforça Assucena.